O acidente envolvendo um ônibus do Instituto Federal do Pará (IFPA) neste domingo (26) matou quatro pessoas, além de deixar 25 feridas, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).
Imagens mostram os estragos após o veículo tombar para fora da PA-263 e colidir contra o paredão de concreto, na rotatória próxima ao túnel da barragem da usina hidrelétrica de Tucuruí, no sudeste paraense.
O IFPA confirmou a identidade das quatro vítimas:
Professoras:
Amanda Cristiani da Silva Costa (45 anos)
Era formada em em tecnologia em processamento de dados e atuava como docente de informática do 1° grau e do 2°grau da instituição, no campus avançado de Vigia.
Suany Couto Teixeira Nunes (36 anos)
Era formada em engenharia florestal e atuava como docente de agropecuária, meio ambiente e agronomia no campus de Castanhal.
Estudante:
Paulo Vinícius da Silva Borges (16 anos)
Era aluno do curso técnico de informática, do campus avançado Vigia.
Servidor técnico administrativo:
Edinaldo de Jesus Ferreira Meireles (56 anos)
Era mecânico no campus de Castanhal e estava como motorista do veículo no momento do acidente.
De acordo com a instituição, o ônibus levava 40 pessoas das delegações dos campus de Castanhal e Vigia para a etapa estadual dos Jogos dos Institutos Federais 2024 (JIF), em Tucuruí.
A Sespa informou que, dentre os 25 feridos que deram entrada no Hospital Regional de Tucuruí, onze já receberam alta e quatro estão em estado grave, até a manhã desta segunda-feira (27).
A Polícia Civil informou que os 4 corpos das vítimas foram necropsiados na noite de domingo (26) e todos foram liberados para as famílias.
Em nota, o instituto lamentou o ocorrido e, pelas redes sociais, também decretou luto oficial com suspensão das atividades em todos os campus de ensino do IFPA no estado por três dias.
“São perdas irreparáveis à nossa comunidade acadêmica. A começar pelo nosso aluno – que é o público que dá sentido ao nosso trabalho cotidiano –, sem deixar de mencionar nossos servidores Amanda, Suany e Meireles, servidores sempre dedicados e dispostos a, dentro de suas funções, colaborar com a formação de nossos discentes”, comunicou o instituto.
Segundo o IFPA, toda assistência necessária está sendo prestada às vítimas e familiares.
O acidente está sob investigação, e o governador do estado, Helder Barbalho (MDB), que se solidarizou pelo caso, pontuou que acompanha as apurações acerca das circunstâncias da tragédia.
Fonte: G1