Search
Close this search box.

PF fecha dois garimpos clandestinos de ouro em Ourilândia do Norte

Apesar de não ter tido prisões nos garimpos, uma pessoa foi detida durante as ações

Imagem mostra cinco policiais federais em frente a equipamentos apreendidos que eram usados na extração ilegal de ouro. (Foto: Divulgação | PF)
Imagem mostra cinco policiais federais em frente a equipamentos apreendidos que eram usados na extração ilegal de ouro. (Foto: Divulgação | PF)
Continua após a publicidade

Dois garimpos clandestinos de ouro em Ourilândia do Norte, no sul do Pará, foram fechados pela Polícia Federal. A ação, denominada de “Ponto 8”, aconteceu em área particular que faz divisa com a Terra Indígena (T.I.) Kayapó, na última terça-feira (18/06). Apesar de não ter tido prisões nos garimpos, uma pessoa foi detida durante as ações. 

Segundo a PF, no primeiro garimpo uma escavadeira hidráulica e um motor-bomba foram apreendidos. Os trabalhadores do local fugiram para o mato com a chegada da polícia. No entanto, ainda de acordo com as autoridades, o responsável pelo garimpo já foi identificado e vai responder por crimes de usurpação de bens da União e crime ambiental.

Essa é a segunda vez em menos de 10 meses que a Polícia Federal fecha o mesmo garimpo. A primeira ação ocorreu em no dia 21 de setembro do ano passado, quando vários garimpos foram fechados durante a deflagração da operação “1200.2”.

No segundo garimpo, que era explorado de forma mais rudimentar, vários trabalhadores foram encontrados no local. Foram colhidas informações sobre os responsáveis, os quais serão investigados e responsabilizados pelos delitos.

No mesmo dia dessa ação, a Polícia Federal apreendeu um caminhão carregado com 2.000 litros de diesel, quando este estava prestes a entrar na Terra Indígena Kayapó. Segundo o proprietário do combustível, que foi preso em flagrante, o diesel estava sendo levado para um garimpo no interior da T.I. 

Fonte: O Liberal

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *