A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), por meio do Programa Regulariza Pará, concluiu, no último dia 28, o Mutirão de Regularização Ambiental no município de Pacajá. Os mutirões de regularização ambiental fazem parte de uma política que já resultou na validação de mais de 8 milhões de hectares de áreas de propriedades rurais. A ação foi realizada em parceria com a prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, além da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).
Durante a ação, foram atendidos um total de 398 imóveis, beneficiando diretamente 308 homens e 90 mulheres, representando 36.719,2194 hectares de área em imóveis rurais atendidos, gerando o encaminhamento para a validação de 125 Cadastros Ambientais Rurais, o equivalente a 11.226,0042 hectares em áreas regularizadas no Estado do Pará.
A assessora técnica da Diretoria de Geotecnologias (Digeo) e da Secretaria Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental (Sagra) da Semas, Assucena Lebre, destacou que durante a semana que estava presente no Município de Pacajá foram feitos atendimentos das pendências das notificações emitidas pelo Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR/PA), retificação do imóvel e validação do Cadastro Ambiental Rural.
“É importante frisar que nessa ação de campo temos uma grande efetividade nos resultados, visto que estamos junto ao produtor para orientá-los e darmos os encaminhamentos necessários que resultem na validação desse imóvel, é através da validação do cadastro ambiental rural que vai ter o acesso a políticas públicas para esses agricultores, e a partir desse programa já foi validado mais de 8 mil hectares de áreas regularizadas no estado do Pará”, informa Assucena,
A professora e produtora rural, Júlia de Jesus Oliveira, explica que a ação é muito importante porque tem muita gente que não tem condição financeira para estar se deslocando para outros lugares para realizar as etapas do processo de cadastramento. “Essa ação é muito importante, eu mesmo precisava fazer, e essa ação veio para facilitar a situação, os profissionais do atendimento são bem atenciosos, estão sempre nos orientando, isso é bom pra nossa região e os produtores que vivem nela”, finaliza.
Ação representa um avanço na regularização ambiental, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento social nas comunidades atendidas, gerando oportunidade de acesso a políticas públicas, como crédito rural, Pronaf, Plano Safra, entre outras políticas.
Fonte: Agência Pará