Search
Close this search box.

Satélite da Nasa registra grande coluna de fumaça no Pará

Fotografia foi tirada no dia 4 de agosto de 2024 pelo sistema Modis, que fica no satélite “Aqua”, da agência espacial.

Imagens de satélite da Nasa mostram grande coluna de fumaça no Pará. — Foto: Modis/Nasa/Michala Garrison
Imagens de satélite da Nasa mostram grande coluna de fumaça no Pará. — Foto: Modis/Nasa/Michala Garrison
Continua após a publicidade

A Nasa divulgou nesta segunda-feira (12) uma imagem de satélite que mostra uma extensa nuvem de fumaça sobre os estados do Pará e Amazonas. Segundo a agência do governo americano, as fumaças são consequências da seca e desmatamento na região.

A imagem foi divulgada por meio das redes sociais e registra uma fumaça densa presente na região de Apuí, no Amazonas, e ao longo da rodovia BR-163, no sul do Pará.

“Plumas triangulares fluíam de áreas de desmatamento recente — geralmente adjacentes a estradas secundárias da rodovia principal que criam um “padrão espinha de peixe” de terra limpa quando vistas de cima. As terras desmatadas nesta área são geralmente usadas para pecuária e produção agrícola”, diz a publicação no site Earth Observatory, da Nasa.

A fotografia foi tirada no dia 4 de agosto de 2024 pelo Modis (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer) — em português espectrorradiômetro de imagem de resolução moderada, que fica no satélite “Aqua”, da agência espacial.

A Nasa afirma que em julho os incêndios atingiram níveis bem altos nas florestas tropicais da Bacia do Rio Amazonas, que corta vários estados do Brasil.

Em 7 de agosto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) do Brasil detectou via satélite quase o dobro de incêndios ativos na Amazônia brasileira em comparação com o mesmo período de janeiro a agosto de 2023, destaca a publicação.

Sudeste do Pará

Após uma semana, uma força-tarefa controlou o incêndio que atingiu a Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas, no sudeste do Pará. Mais de 180 hectares foram consumidos pelo fogo.

As chamas começaram depois de um acidente na última segunda-feira (5). Muita fumaça passou a encobrir a vegetação no meio da floresta.

O incêndio acabou se espalhando depois que um carro pegou fogo na estrada Raimundo Mascarenhas, que dá acesso à Flona.

Mais de 150 pessoas, entre brigadistas do Corpo de Bombeiros e do ICMBio, trabalharam para controlar o incêndio.

Fonte: G1

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *