No período de 26 a 29 deste mês, Belém sediará o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau -Chocolate Amazônia e Flor Pará 2024. O lançamento oficial da programação ocorreu na manhã desta terça-feira (17), no Palácio da Agricultura, sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará ( Faepa), que é uma das parceiras da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca ( Sedap), na realização do festival que terá como sede o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
O lançamento contou com a participação de representantes de instituições públicas e privadas, da imprensa e de produtores e empresários do segmento.A coordenadora-geral do Chocolat Amazônia, Dulcimar Melo, engenheira agrônoma do Procacau da Sedap, deu um panorama da programação que reunirá mais de 800 produtores do segmento do cacau, chocolate, flores e plantas da Amazônia.
Serão instalados mais de 115 estandes com os mais variados produtos derivados do cacau de origem. O público também poderá conferir uma vasta variedade de flores genuinamente da região, como esmiuçou Melo.
“Nós teremos um espaço que simulará uma floresta, será voltado para chamar atenção para a COP 30, que será realizada em Belém no próximo ano; teremos um Fórum com quatro painéis com representantes da Ceplac (Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira), da Sedap, da Seaf (Secretaria de Estado de Agricultura Familiar) e do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural); teremos o Chocoday, mini-cursos de arranjos florais, cozinha show, cozinha e flor kids, entre outros; será uma ampla programação, além da feira em si, com produtos diversificados de cacau, chocolate e flores, que poderá ser visitada pelo público a partir da tarde até à noite, durante os quatro dias de evento”, detalhou.
Incentivo– O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, ressaltou a importância do festival para incentivar o trabalho do produtor rural e alavancar a produção local de cacau e flores. Lembrou que o evento é financiado pelo Funcacau, que é gerenciado pela Sedap.
Destacou a qualidade das amêndoas produzidas no Pará, inclusive reconhecidas em concursos nacionais e internacionais. “A Sedap incentiva a participação dos produtores de amêndoas em importantes eventos, levamos amostras do que temos de melhor, então o Chocolat Amazônia é o momento para incentivar nossos produtores para a economia, tecnologia e tudo o mais que podemos aproveitar desse nobre alimento que é o cacau”, ressaltou,
O presidente da Faepa, Carlos Xavier, destacou o apoio do Sistema Faepa/Senar para a realização do Chocolat Amazônia. É na Federação que está instalada a Câmara Setorial do Cacau, que tem assento ao Funcacau.
“Contem sempre com o apoio da Faepa, precisamos mostrar nossas potencialidades e fazer o trabalho de transformação da sociedade, vamos trabalhar para transformar esse festival no maior festival de cacau do mundo”, enfatizou.
Veterano – O produtor de cacau, Samuel Cruz, representante da fábrica de chocolates artesanais Da Cruz, falou da expectativa de participar pela quinta vez do evento.
“Tem sido maravilhoso todos esses anos participar desse que é o maior evento da América Latina de chocolate. A gente vai receber 120 mil pessoas, então ele acaba trazendo uma grande visibilidade para todos os empreendedores. A minha fábrica trabalha com turismo e o evento sempre traz uma leva de clientes muito grande para conhecer a fábrica. Isso é uma coisa muito boa!”Veterano – O produtor de cacau, Samuel Cruz, representante da fábrica de chocolates artesanais Da Cruz, falou da expectativa de participar pela quinta vez do evento.
“Tem sido maravilhoso todos esses anos participar desse que é o maior evento da América Latina de chocolate. A gente vai receber 120 mil pessoas, então ele acaba trazendo uma grande visibilidade para todos os empreendedores. A minha fábrica trabalha com turismo e o evento sempre traz uma leva de clientes muito grande para conhecer a fábrica. Isso é uma coisa muito boa!”
Ele também já oferece um pouquinho do que o público poderá esperar. “Quem for ao evento, vai poder conferir as nossas barras de chocolate, gotas de chocolate com grão de café, nibis de cacau caramelizados e todos os produtos derivados do cacau que a gente faz. As pessoas terão um pedacinho da nossa fábrica dentro do evento”, revela.
O Chocolat Amazônia é uma realização do Governo do Estado, por meio das Sedap e organizado pela MVU Produções e Evento, idealizadora do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau.
Serviço: O Chocolate Amazônia e Flor Pará será realizado nos dias 26, 27, 28 e 29 no Hangar Convenções das Amazônia. Toda a programação pode ser conferida no endereço https://chocolatfestival.com.
Fonte: Agência Pará