Search
Close this search box.

Incêndio na Ilha do Arapujá, em Altamira, é controlado, afirma Corpo de Bombeiros

Foto: 9º GBM/Altamira
Foto: 9º GBM/Altamira
Continua após a publicidade

Por Wilson Soares

Após cinco dias de combate aos focos de incêndio na Ilha do Arapujá, localizada em frente à cidade de Altamira, no sudoeste do Pará, o Corpo de Bombeiros anunciou, na tarde deste sábado (2 de novembro), que as chamas foram finalmente controladas.

O incêndio, iniciado na última terça-feira (29/10), consumiu grande parte da vegetação e várias árvores, além de provocar a morte de alguns animais silvestres que não conseguiram escapar do calor extremo.

A operação de combate ao fogo começou com cerca de 25 profissionais, entre militares do Corpo de Bombeiros e da Força Nacional. No final da tarde de quinta-feira (31/10), o incêndio parecia estar controlado, mas, no início da noite, as chamas se alastraram novamente, atingindo uma grande área da ilha e chamando a atenção da população local.

Foto: EL-Elyon Machado

As impressionantes imagens captadas pelo repórter cinematográfico EL-Elyon Machado rapidamente se espalharam pelas redes sociais, mostrando um cenário dramático. Em diversos pontos da cidade, era possível observar o incêndio, e a fumaça cobriu completamente o céu de Altamira.

Foto: EL-Elyon Machado

Na manhã de sexta-feira (1º), o 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS), a Defesa Civil do município e equipes de emergência de várias secretarias da Prefeitura de Altamira reforçaram a operação, munidos de maquinários e equipamentos, conseguindo controlar o incêndio na manhã deste sábado.

Foto: 9º GBM/ALTAMIRA

As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas a combinação da vegetação seca com as altas temperaturas favoreceu a propagação das chamas.

A Ilha do Arapujá, também chamada de “Ilha do Capacete” devido ao seu formato característico, é uma importante área ambiental de Altamira. Com rica fauna e flora, a ilha é também um local ideal para pesca esportiva, trilhas e esportes náuticos.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *