Parece que o município de Altamira tem recursos de sobra — ou pelo menos é o que dá a entender o presidente da Câmara Municipal, vereador Silvano Fortunado (PSB).
Um projeto de autoria do parlamentar, que será discutido e votado na próxima terça-feira, 27 de novembro, propõe elevar o percentual do orçamento destinado à Câmara de 3,5% para 6%. Na prática, isso significa que o repasse mensal, que hoje gira em torno de R$ 600 mil, passaria para mais de R$ 1,3 milhão a partir de 2025.
Outra proposta de autoria de Fortunado busca reduzir o limite para abertura de Créditos Adicionais Suplementares. Atualmente, a prefeitura pode realizar ajustes de até 80% do orçamento anual, mas o projeto pretende limitar essa margem a 10%, sob a justificativa de promover maior controle financeiro do chefe do Executivo.
A posição do presidente, no entanto, causa estranheza. Há cerca de seis meses, o próprio Silvano Fortunado se posicionou contra a proposta de aumentar o número de vereadores de 15 para 19, argumentando que o município não teria condições de arcar com os custos adicionais do Legislativo. Agora, no apagar das luzes da atual gestão, o vereador apresenta um projeto que eleva substancialmente o orçamento da Câmara.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu