Nos últimos dias 05 e 06 de dezembro, alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Kirinapan Kuruaya, de Altamira, participaram da etapa regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League. O evento aconteceu na unidade SESI, em Ananindeua, região metropolitana de Belém e reuniu 200 alunos de diversos estados da região Norte, na faixa etária de 9 a 15 anos. Batizada de Kuruaya Itaibitxin, que significa Gente ou Povo Inteligente, a equipe é formada por quatro estudantes indígenas e ribeirinhos e dois professores técnicos. É a primeira vez que o torneio tem a participação de estudantes oriundos de comunidades tradicionais.
Crédito das fotos: Divulgação/Fiepa
Os estudantes Diego da Silva Pinheiro, Pedro Henrique Santos Silva, Arthur Cavalcante Gomes e Nicollas Kauan Pinheiro Nascimento levaram para o torneio um projeto de inovação que busca proteger os ninhos de ovos de tartaruga do rio Xingu. “Em apenas dois meses de pesquisa e desenvolvimento, os alunos trouxeram um projeto inovador ‘guardião dos ninhos de tartaruga’, que é um robô que vai ajudar a preservar e manter os ninhos de tartaruga porque os ovos são muito predados pelos predadores naturais que são o urubu, a onça, os camaleões. Então esse robô tem essa proposta de vigiar e avisar os protetores quando ele sentir que se aproximar algum predador”, conta Francélia Aranha, gestora da Escola e técnica da equipe. Esse ano, o Torneio SESI de Robótica trouxe como tema central a preservação dos oceanos.
A participação da equipe no torneio é fruto do Inspira Xingu, projeto do SESI Altamira que, em parceria como Belo Monte Comunidade, programa de responsabilidade social da Norte Energia, levou a robótica para a escola Kirinapan Kuruaya, localizada no bairro Tavaquara. A empresa disponibilizou, ainda, apoio logístico para que os Kuraya Itaibitxin viajassem para o torneio.
As atividades preparatórias começaram em setembro e ocorreram em quatro etapas que desafiaram os alunos a solucionarem um problema com uso da tecnologia: o Desafio do Robô, o Projeto de Inovação, o Desing do Robô e o Core Values. Essas também as categorias de avaliação do projeto da equipe durante o torneio. O estudante Diogo Pinheiro, aluno do 7º ano, afirma que a robótica tem mudado a vida dele e dos colegas. “É muito bom participar desse projeto, montar o robô é legal, desenvolver um projeto para ele e até criar alguma coisa para ajudar a escola”, explica.
Parceria – O Sesi já desenvolve projetos levando conhecimento e tecnologias para comunidades de Altamira. Sandra Soares, diretora da Escola Sesi Altamira, afirma que o objetivo é ampliar o ensino da robótica para além da instituição. “A gente trabalha também com as comunidades locais, e aqui em Altamira, a gente viu a necessidade de transcender os muros da escola, levando também educação tecnológica para instituições de ensino próximas. Assim surgiu a ideia de levar para o Tavaquara e essa parceria com a Norte Energia veio agregar muito no projeto, trazendo todo esse suporte técnico e abrindo caminhos para as comunidades”, explica.
Thomás Sottili, gerente de Projetos de Sustentabilidade da Norte Energia, destacou que essa nova ação da empresa no Tavaquara visa contribuir para o desenvolvimento dos estudantes do bairro. “Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e estamos muito satisfeitos em realizar, em parceria com o SESI e a escola municipal Kirinapan Kuruaya, no bairro Tavaquara, uma iniciativa que atende crianças e jovens indígenas e ribeirinhos da região do médio Xingu. O projeto tem como objetivos oferecer novas experiências educacionais de qualidade, estimular a busca por soluções inovadoras, assim como promover a adoção de tecnologias sustentáveis”, afirmou.