Pelo menos três prédios públicos municipais de Altamira, no sudoeste do Pará, tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso nesta quinta-feira (26 de dezembro 2024). Entre os imóveis afetados estão a sede da Prefeitura de Altamira e as instalações da Companhia de Saneamento do Município (COSALT).
Os cortes de energia foram realizados pela concessionária Equatorial Pará e tiveram início no final da manhã. O primeiro prédio que teria o fornecimento interrompido seria o da Secretaria de Educação, que possuía uma dívida superior a R$ 19 mil. No entanto, quando a equipe chegou ao local para realizar o corte, a fatura foi paga. Em seguida, a equipe responsável pela suspensão seguiu para o Camelódromo, onde funcionam diversas lojas de comerciantes retirados das vias públicas. Nesse local, o débito ultrapassa R$ 42 mil. Por volta das 12h30, foi a vez da sede da Prefeitura ficar às escuras.
Em nota à imprensa, a Equatorial Pará informou que cumpre todos os trâmites exigidos, incluindo a notificação de vencimentos, antes de realizar cortes no fornecimento de energia, independentemente de os clientes serem órgãos públicos, estabelecimentos comerciais ou residências.
A Prefeitura de Altamira, atualmente administrada pelo prefeito Claudomiro Gomes (PP), que deixará o cargo no próximo dia 31/12, ainda não se manifestou sobre os cortes.
A Voz do Xingu























