A festividade de São Sebastião, padroeiro de Altamira, reuniu mais de 6 mil pessoas neste ano, conforme estimativas da Comissão Organizadora.

Foto: Pascom/Diocesana
O evento, que une religião e esporte, celebrou em 2025 seus 102 anos de tradição. A programação, que iniciou em 5 de janeiro, teve seu ápice nos dias 19 e 20, com celebrações religiosas, procissão, caminhada e diversas competições esportivas, incluindo corrida de rua, ciclismo e provas de natação, como a tradicional travessia do Rio Xingu.
Em entrevista ao portal A Voz do Xingu, Paulo Amorim, um dos coordenadores das provas esportivas, destacou o aumento expressivo no número de participantes nos últimos anos. “Até 2018, a programação esportiva reunia pouco mais de 50 atletas, com baixo poder de atração. Este ano, em 2025, tivemos mais de 450 inscritos, incluindo crianças a partir de 10 anos, idosos com mais de 60 anos e também pessoas com deficiência (PCDs)”, afirmou.
Nas programações religiosas, que incluíram missas, procissão, novenas e arraial, a estimativa da comissão organizadora é que mais de 6 mil pessoas participaram. No aspecto social, um dos destaques foi a campanha de doação de sangue, realizada no dia 18 de janeiro.
Vencedores e participantes de várias cidades

Entre os competidores deste ano, estavam atletas de cidades como Itupiranga, Marabá, Pacajá, Redenção, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Porto de Moz, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Medicilândia, Itaituba, Santarém, além de outros municípios e até mesmo do estado do Amapá.
Além das medalhas de participação, os vencedores das primeiras colocações das provas retornaram para casa com troféus e premiações em dinheiro, deixando sua marca na festividade.
Organização e esforço coletivo

Foto: Pascom/Diocesana
O sucesso do evento é resultado de meses de dedicação e planejamento. “Começamos a organizar tudo ainda em setembro do ano passado”, explicou Paulo Amorim. Sob a Coordenação geral da Diocese de Xingu e da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, diversas reuniões foram realizadas para garantir que o evento ocorresse conforme o planejado. “Essa festa faz parte da história de Altamira e do povo do Xingu. É uma celebração que une comunidades e tem se consolidado como uma grande referência de religiosidade e esporte”, destacou Amorim. Ele também enfatizou o papel fundamental de empresários, comerciantes e voluntários, que contribuíram com serviços, apoio financeiro e permutas, tornando possível a realização do evento.
As provas esportivas de São Sebastião são hoje consideradas uma das mais importantes da região Norte, destacando-se pela organização, tecnologia e segurança. “Todos os participantes tiveram os resultados aferidos por meio de chipagem eletrônica, inclusive nas provas realizadas na água. Isso demonstra a importância da tecnologia para garantir um evento de alto nível, com entrega de resultados de forma mais ágil”, afirmou Paulo Amorim.

Foto: Wilson Soares
Os atletas inscritos receberam um kit composto por camisa, bolsa e medalha, entregues ao completarem o percurso. Os vencedores foram premiados com troféus e valores em dinheiro. Amorim acrescentou que, após as provas, os atletas tiveram acesso a atendimento de fisioterapia, com crioimersão, além de hidratação com água, frutas e chocolate regional.
Um destaque importante foi a certificação da prova de corrida de rua, com percurso de 10 km, pela Federação Paraense de Atletismo (FPAT), com o selo Permit Bronze 10/2025. Além disso, todos os atletas nas diferentes provas realizadas contaram com seguro de vida pessoal e com o apoio de uma equipe técnica composta por cerca de 30 staffs, garantindo a execução das provas.
Apoio institucional e impacto regional
Amorim fez questão de agradecer o apoio das instituições públicas, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, o Demutran, Guarda Municipal e o 51º BIS (que disponibilizou sua banda de música), além das secretarias municipais e do gabinete institucional da Prefeitura de Altamira. “Gostaria de agradecer ao prefeito Loredan e à vice-prefeita Thaís Nascimento pelo suporte na parte estrutural do evento, assim como ao comércio local, às empresas parceiras patrocinadoras que abraçaram a ideia de apoiar o evento de forma geral, algumas adquirindo cotas de patrocínio e outras com permutas de objetos, materiais e serviços e também com doações de brindes para que pudéssemos realizar os sorteios aos participantes”, completou.

Paulo Amorim – um dos organizadores das provas esportivas.
Apesar da grandiosidade que os festejos alcançaram, Paulo destaca que ainda há a necessidade de um maior investimento para cobrir todas as despesas e promover a festividade, além de chamar a atenção para o turismo religioso e esportivo na cidade e em toda a região do Xingu.
“Como voluntário, me dediquei por quatro meses sem receber nada, investi recursos da minha própria empresa, meu tempo técnico e até usei meu veículo pessoal para colaborar com o evento. Essa forma colaborativa já foi repetida também nas edições de 2019, 2020 e 2023. Apesar do cansaço, entregamos à sociedade o melhor evento de todos os tempos”, disse.

Foto: Pascom/Diocesana

Foto: Pascom/Diocesana
Além de integrar o calendário oficial de eventos do Estado, a Festividade de São Sebastião é reconhecida, por meio da Lei Municipal nº 3.421, de 27 de dezembro de 2022, como Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do Município de Altamira (PA).“Essa festividade representa muito para o turismo esportivo e religioso da região de Altamira e do Xingu”, concluiu Paulo Amorim.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu























