A lancha Veloz que faz linha para a região do Tapará, em Santarém, oeste do Pará, foi a pique no início da manhã desta terça-feira (5), quando fazia a travessia do Rio Amazonas próximo ao local conhecido como Ponta do Urubu. Chovia e ventava forte no momento do naufrágio.
Foi apurado que a lancha tem capacidade para 54 passageiros estava retornando para Santarém. No momento do acidente estava com apenas 14 passageiros a bordo. Destes, 12 foram resgatados pelo barco motor Rebelo Filho I, que passava às proximidades no momento do acidente. Duas pessoas estão desaparecidas. A embarcação que fez o resgate acionou a Capitania Fluvial de Santarém via rádio.
Assim que foi informada do naufrágio, a Capitania deslocou equipes em lanchas para a área e um barco pesqueiro também está no perímetro do acidente auxiliando nas buscas pelos desaparecidos.
Os passageiros resgatados foram transferidos para bordo de uma lancha da Capitania Fluvial de Santarém e levados em segurança até o porto do DER, onde socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já aguardavam.