Texto e Fotos: Wilson Soares (A Voz do Xingu)
Quem pensa que o Festival Internacional do Chocolate e Cacau de Altamira se resumiu apenas ao cacau e seus derivados, se enganou. Considerado o maior da América Latina, o evento também foi palco para experiências gastronômicas marcantes, como a participação do chef Elder Soares, natural de Vitória do Xingu e premiado em diversos concursos culinários. Ele comanda o restaurante Pirakaia, na orla da cidade vizinha, e foi destaque na programação do Cozinha Show – Chocolat Xingu 2025, realizada na tarde de domingo, 29 de junho.

Foto: Wilson Soares
Com a temática “Da Vitória ao Xingu: a Amazônia em camadas de sabor”, Elder apresentou o prato autoral “Sabores entre o Rio e o Cacau”, feito com filé de pescadinha vitoriense, acompanhado de purê de abóbora e finalizado com um creme de licor de cacau da Volta Grande do Xingu com jambu. Todos os ingredientes utilizados foram cultivados no próprio município de Vitória do Xingu, evidenciando a riqueza da produção local.

Foto: Wilson Soares
“É um momento muito importante, a gente levando a gastronomia vitoriense para o mundo. A pescadinha sempre foi a base da alimentação do povo de Vitória do Xingu. Muitos vitorienses sobreviveram — e ainda sobrevivem — da nossa pescadinha. Como sou vitoriense de raiz, não poderia deixar de mostrar um pouco da nossa culinária e cultura”, destacou o chef.
O secretário de Turismo de Vitória do Xingu, Francisco Júnior, acompanhou de perto a apresentação e celebrou a visibilidade que o prato trouxe para o município.

Foto: Wilson Soares
“É um momento que valoriza a gastronomia local e ajuda a desenvolver o nosso município”, afirmou Francisco Júnior.
O público aprovou a receita.
“Não é à toa que o Pará é eleito uma das melhores gastronomias do mundo. Vitória do Xingu tá aí fazendo seu papel, escrevendo seu capítulo nessa história com muita maestria”, elogiou o visitante Hugo Almeida.

Foto: Wilson Soares
“Saboroso, maravilhoso — preciso conhecer o restaurante em Vitória do Xingu”, acrescentou Milena Gomes, encantada com a experiência.
A receita do prato apresentado incluía ingredientes como pescada, abóbora, jambu, licor de cacau da Coopotran, ervas amazônicas e creme de leite — resultando em uma combinação que uniu tradição, afeto e inovação na culinária regional.

Foto: Wilson Soares
Com sabores autênticos da Amazônia, Elder Soares reforçou que gastronomia também é identidade, cultura e resistência.

Foto: Wilson Soares























