O motorista da Universidade Federal do Pará(UFPA) que morreu no acidente na BR-153, em Porangatu (GO), estava em Belém cobrindo férias de um colega quando foi designado para transportar os alunos ao Congresso da União Nacional dos Estudantes (Une), em Goiás.
Funcionário da UFPA há nove anos, Militão era lotado no campus da universidade em Altamira, no sudoeste do Pará, onde era conhecido pelo profissionalismo e pelo trato carinhoso com todos. Ele estava trabalhando no campus de Belém cobrindo férias de outro motorista.
O professor David Alves lembra do amigo Ademilson como alguém humilde e solícito.“Ele estava ajudando, como sempre fazia. Era solícito, humilde, tinha amor pelas pessoas”, diz.
Na tarde desta sexta-feira (18/7), o corpo dele chegou ao Pará, junto dos três estudantes que também morreram, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/K/0/g6EBOVTS2dKjtgBjdu6g/roda-.jpg)
Motorista da UFPA era de Altamira e morreu em acidente em Goiás
Apoio institucional
A UFPA criou um comitê para acompanhar de perto o caso e prestar apoio às famílias das vítimas. O reitor Gilmar Pereira da Silva informou que o grupo é composto por psicólogos, assistentes sociais e profissionais de saúde.
A Coordenação do Campus Universitário de Altamira – CALTA/UFPA também emitiu um comunicado à comunidade acadêmica sobre o falecimento de Ademilson.
“Ademilson trabalhou na UFPA, com zelo e dedicação por mais de 9 anos no Campus Universitário de Altamira, na função de motorista e será sempre lembrado com carinho por todos os amigos que fez nessa universidade. Nossas condolências aos familiares e a todos os amigos por essa perda irreparável”.
A colisão ocorreu na madrugada desta quarta-feira (16), no km 2 da rodovia e envolveu um comboio que levava cerca de 140 estudantes que saíram da Universidade Federal do Pará (UFPA) para participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Universidade Federal de Goiás.
Quem são as vítimas
A UFPA decretou luto oficial de três dias e montou um ponto de apoio para familiares. O velório também será na instituição.
– Ademilson Militão de Oliveira – motorista do micro-ônibus, campus UFPA/Altamira.
– Leandro Souza Dias – estudante de Farmácia / UFPA Belém.
– Ana Letícia Araújo Cordeiro – estudante de Pedagogia/UFPA Belém.
– Welfesom Campos Alves – estudante de Produção e Multimídia/ UFPA Belém.
– Keyne Laurentino de Oliveira – motorista da carreta.
Fonte: G1 Pará























