Durante os dias de programação do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu, Altamira viveu uma experiência inesquecível: o encontro direto com a força e a beleza das tradições originárias.

Foto: Wilson Soares
Realizado na Orla da Cidade, o evento atraiu 52 mil pessoas entre turistas, visitantes e moradores de diversos bairros e faixas etárias do município, todos curiosos e encantados com as apresentações e competições.

Evento recebeu 52 mil pessoas. Foto: Wilson Soares
A família de Ketlin Weil, que veio do bairro Paixão de Cristo, foi uma das que participaram. “Vim e trouxe minha filha para ver e conhecer de pertinho. Acho importante mostrar pra ela a cultura dos povos que estão aqui, bem perto da gente. Tudo muito organizado, tudo lindo”, contou a gerente administrativa.

Ketlin aproveitou o evento junto com a família. Foto: Ascom/PMA
A estrutura montada garantiu visibilidade, conforto e integração, atraindo famílias inteiras que circularam entre a Arena de Jogos, a Feira do Artesanato e a Praça de Alimentação.
“Acredito que é muito importante esse trabalho que a Prefeitura vem fazendo para valorizar essa cultura na nossa cidade. Sinto que isso estava um pouco esquecido, não havia essa presença. Então, acho que foi superimportante e espero que esse trabalho de valorização continue“, afirmou o estudante de Medicina, Breno Soares, que visitou o festival acompanhado da mãe.

“É muito importante esse trabalho que a Prefeitura vem fazendo”, afirmou o estudante Breno. Foto: Ascom/PMA
Nas arquibancadas lotadas, nas filas dos estandes e nas conversas entre os visitantes, havia um sentimento em comum: o de gratidão por vivenciar um momento tão único em Altamira.
Mas o sentimento de encantamento não ficou restrito aos moradores do município. O evento deixou lembranças marcantes também para os visitantes, muitos dos quais viajaram longas distâncias especialmente para prestigiar a celebração. Foi o caso de Diemerson Diniz, guarda-vidas, que percorreu mais de 800 quilômetros, vindo de Belém, para acompanhar de perto essa manifestação única das culturas originárias.

Diemerson veio da capital Belém para acompanhar o evento. Foto: Ascom/PMA.
“Estava tudo muito lindo. As apresentações foram encantadoras, e os jogos me impressionaram demais. Eu nunca tinha visto algo assim de perto”, contou Diemerson, emocionado com a experiência.
Além de assistir às competições tradicionais, como corrida, arco e flecha e arremesso de lança, ele também aproveitou para vivenciar mais de perto os traços da cultura indígena. “Fiz uma pintura corporal, com símbolos que representam os povos indígenas. Foi uma forma de respeito e conexão com tudo o que vi e senti aqui.”
O evento reuniu mais de 900 indígenas de 14 etnias, que trouxeram para o público demonstrações de força, habilidade e beleza através dos jogos, danças e rituais. A presença de visitantes de outros municípios do Pará demonstrou o potencial do evento não só como valorização cultural, mas também como ponto de encontro e reconhecimento da diversidade indígena.
O Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu foi uma realização da Prefeitura de Altamira em parceria com Governo do Estado do Pará.
Com informações da Ascom/PMA.























