Belém foi palco, entre os dias 11 e 13 de agosto, do 1º Congresso Amazônico de Licitações e Contratos Públicos realizado no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. O evento, considerado o maior do Norte do país na área, reuniu especialistas de renome nacional para debater governança, sustentabilidade, inovação e os principais desafios da aplicação da Lei nº 14.133/2021.

Durante três dias, gestores, servidores e estudiosos acompanharam palestras e painéis com grandes nomes, como o Ministro Benjamin Zymler (TCU), Jorge U. Jacoby Fernandes, Ronny Charles, Tatiana Camarão, Paulo Reis e o Conselheiro Cezar Colares (TCM-PA), que participou do painel sobre Controle Interno e Externo na Lei 14.133, trazendo reflexões estratégicas sobre fiscalização e inovação no setor público.
Entre os temas abordados, destaque para planejamento de licitações, inteligência artificial aplicada às contratações, sustentabilidade nos processos, inovações nas dispensas e inexigibilidades, além de boas práticas de gestão e governança. O encontro também proporcionou amplo espaço para networking com autoridades e especialistas de todo o Brasil.
Nesse cenário, Parauapebas contou com uma única representante: a servidora pública Márcia Matos, facilitadora de conhecimento na área de licitações e contratos da Prefeitura Municipal. Com recursos próprios, ela fez questão de participar, demonstrando que o compromisso com a gestão pública eficiente começa pela iniciativa individual de buscar atualização e excelência.
Mais do que representar o município, sua participação é um exemplo de dedicação e visão de futuro, trazendo para Parauapebas as ideias, ferramentas e práticas mais modernas debatidas no evento. Uma semente de transformação plantada para fortalecer a transparência, a eficiência e a inovação na administração pública local.






















