Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
Um cenário de belezas naturais aliado à literatura marcou o tradicional passeio da Sarabalsa, realizado na tarde deste sábado (16 ago. 2025), pelas águas do Rio Xingu, em Altamira, sudoeste do Pará. A atividade fez parte da programação da Festa Literária Internacional do Xingu (Flix) e reuniu escritores, jornalistas, professores, representantes de comunidades indígenas e convidados especiais.
Durante o trajeto de aproximadamente duas horas e meia, os participantes puderam apreciar a paisagem amazônica, declamar poesias, compartilhar reflexões e até mesmo lançar livros. A escritora e pesquisadora Maria de Fátima Gonçalves Lima, da Academia Goiana de Letras (AGL), aproveitou o momento para apresentar sua mais recente obra, “O Barqueiro do Rio Xingu”.

Foto: Wilson Soares
Segundo a autora, a inspiração surgiu durante uma visita anterior à Flix, quando ouviu histórias sobre um personagem ribeirinho que vive no Xingu. “Criei esse personagem e o associei à floresta amazônica como uma fada protetora. A obra traz poemas, canções e reflexões sobre o aquecimento global e os desafios ambientais da Amazônia e do mundo”, destacou.

Foto: Wilson Soares
Jornalistas nacionais celebram a Flix

O passeio também contou com a presença das jornalistas Cristina Serra e Giovana Teles, que participaram de mesas e debates ao longo da feira. Em entrevista exclusiva ao portal A Voz do Xingu, elas ressaltaram a importância da realização de um evento literário na região da Transamazônica.
Cristina Serra, que também é escritora, afirmou ter ficado impressionada com a proposta da Flix.

Foto: Wilson Soares
“É a primeira vez que participo e fiquei encantada. Discutimos literatura, mas também meio ambiente, especialmente com a aproximação da COP30 em Belém. Foi um encontro de enorme riqueza cultural e intelectual”, avaliou Cristina Serra.
Já Giovana Teles destacou o impacto social da festa.

Foto: Wilson Soares
“A Flix tem um potencial enorme para crescer. É preciso que o poder público invista cada vez mais, porque ela democratiza o acesso à literatura e valoriza movimentos sociais e culturais da região. É emocionante ver o brilho nos olhos das pessoas ao participarem dessas mesas e encontros”, afirmou Giovana.
Encanto pelo Xingu

As jornalistas também se mostraram impressionadas com a beleza natural do Rio Xingu. Cristina Serra descreveu o passeio como “um espetáculo mágico ao pôr do sol, um verdadeiro fechamento de ouro para a Flix”.

Foto: Wilson Soares
Giovana Teles relembrou ainda sua relação afetiva com o Pará. “Me emocionei ao visitar a praia do Massanori. Meus pais vieram para cá quando eu era bebê, para trabalhar na construção da Transamazônica. Sempre que retorno, sinto um vínculo muito forte com esta terra e esse povo acolhedor”, disse.

Foto: Wilson Soares
A sexta edição da Flix

A Festa Literária Internacional do Xingu chegou, neste ano, à sua 6ª edição, realizada entre os dias 13 e 16 de agosto, no Centro de Eventos Vilmar Soares, em Altamira. A programação contou com palestras, lançamentos de livros, apresentações culturais, venda de artesanato e shows musicais. O encerramento ficou por conta da cantora Fafá de Belém, que emocionou o público na noite de sábado (16).

Foto: Victor da Foccus

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares























