51º BIS realiza exercício de preparação para missões de paz da ONU em Altamira e Vitória do Xingu (PA)

Foto: Setor de Comunicação Social do 51º BIS
Foto: Setor de Comunicação Social do 51º BIS
Continua após a publicidade

Altamira (PA) – O 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS) realizou, nos dias 17 e 18 de setembro, um exercício de adestramento com a Companhia de Reação Rápida (Quick Reaction Force – QRF), tropa integrante do Sistema de Prontidão das Nações Unidas (UNPCRS). A atividade faz parte do ciclo de preparação da unidade para atuar em missões de paz em ambientes de selva, tanto no Brasil quanto no exterior.

Foto: Setor de Comunicação Social do 51º BIS

NotíciasRelacionadas

Na quarta-feira (17/9), a ação ocorreu nas dependências do Batalhão, em Altamira. Durante o treinamento, os militares foram submetidos a um cenário de pronta-resposta, com foco em ações rápidas em ambiente de selva. As atividades incluíram exercícios de tiro, operações aeromóveis com helicópteros, transporte de tropas e simulações de estabilização de áreas de conflito, em modelo semelhante ao aplicado em missões brasileiras no Congo.

Já na manhã de quinta-feira (18 de setembro), o exercício foi realizado no entorno da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na zona rural de Vitória do Xingu.

Foto: Setor de Comunicação Social do 51º BIS

A tropa participou de uma simulação integrada de combate e resposta rápida, que envolveu patrulhamento tático, técnicas de infiltração, comunicação, comando e controle. A atividade foi acompanhada pelo comandante do 51º BIS, coronel Fabrício Lino.

Antes do treinamento prático, os militares também passaram por capacitações teóricas sobre missões da ONU, direitos humanos, proteção de civis e respeito à diversidade.

O objetivo é preparar a QRF para atingir o Nível 3 de prontidão no sistema da ONU, tornando a tropa apta a atuar de forma imediata em situações de crise internacional. Além disso, os exercícios contribuem para o desenvolvimento da capacidade de emprego operacional em diferentes contextos, como o apoio à segurança em grandes eventos – entre eles a COP30, que será realizada em novembro, em Belém do Pará.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página