A Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte (ACBM), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) e a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), promoveu nesta terça e quarta-feira (23 e 24 de setembro), em Altamira, uma oficina de capacitação voltada a agentes públicos da região. O objetivo foi fortalecer o Sistema de Inspeção Municipal (SIM).

Foto: Wilson Soares
O encontro, realizado na sede da ACBM, reuniu representantes de 11 municípios da Transamazônica e Xingu. A programação contou com palestras, troca de experiências e debates sobre a criação de um Consórcio Público Regional para o SIM — iniciativa que busca padronizar processos, ampliar mercados e otimizar recursos.
Para o prefeito de Medicilândia e presidente do CIDS, Júlio César, o evento é estratégico.

Foto: Wilson Soares
“É um encontro importantíssimo. Cada município precisa aprimorar e somar forças para que o SIM funcione efetivamente, garantindo selo de qualidade e permitindo que os produtos circulem em toda a região”, destacou Dr. Júlio César.
Entre os palestrantes esteve a médica veterinária Thayanne Lobato, da Secretaria de Agricultura de Pacajá, que apresentou a experiência do município e orientou sobre os procedimentos para implantação do sistema.
“O SIM certifica produtos de origem animal e vegetal, como queijos, embutidos, ovos, mel e carnes. Sem essa certificação, eles são considerados clandestinos. Hoje estamos capacitando secretários municipais, engenheiros agrônomos, veterinários e técnicos que irão implementar esse serviço em seus municípios”, explicou.

Médica veterinária Thayanne Lobato – Foto: Wilson Soares
Em Porto de Moz, por exemplo, o SIM ainda não está em funcionamento. O secretário de Produção e Pesca, Dilermano Pinheiro, informou que o projeto de lei já foi aprovado e que a oficina trouxe subsídios importantes para a implantação.
“As informações que estamos adquirindo aqui são fundamentais para colocar o SIM em prática em Porto de Moz”, afirmou.
Representando a Adepará, o gerente regional Rubens Moraes ressaltou a relevância da regionalização do sistema.

Foto: Wilson Soares
“Nosso objetivo é facilitar a comercialização. Que Brasil Novo possa vender em Altamira, Altamira em Brasil Novo, e assim sucessivamente”, destacou o gerente da Adepará.

Foto: Wilson Soares
Além dos representantes municipais, participaram do encontro o secretário executivo da ACBM, Hiran Paez, representando o prefeito de Vitória do Xingu e presidente da entidade, Márcio Viana; Jefferson Figueiredo, do CIDS; Márcia Bueno, assessora de articulação da ACBM; Rebeca Mendes, da assessoria jurídica do Consórcio Belo Monte; e Anderson Serra, da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar.
A oficina teve apoio do Governo do Pará, da Adepará e da organização The Nature Conservancy.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu






















