O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) deflagrou, nos dias 22 e 24 de outubro, a “Operação Terra e Sangue”, com o objetivo de avançar nas investigações sobre o homicídio de Edinaldo Palheta da Cunha, de 45 anos, conhecido como “Naldo do Churrasquinho”, ocorrido na noite de 10 de fevereiro deste ano, no município de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará.

Naldo do Churrasquinho – assassinado a tiros no dia 10 de fevereiro de 2025.
A ação foi conduzida pela Força-Tarefa de Homicídios no Campo e Decorrentes de Conflitos Agrários, com o apoio do Centro Integrado de Investigação (CI), do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI), do Grupo de Atuação Especial do Júri (GAEJÚRI) e das Promotorias de Justiça de Altamira e Vitória do Xingu.

Foto: MPPA
Durante a operação, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal, expedidos pelo Juízo de Vitória do Xingu. As equipes apreenderam documentos, equipamentos eletrônicos, celulares, um veículo, armas de fogo e cerca de R$ 270 mil em espécie.

Foto: MPPA
Um dos investigados foi preso em flagrante e teve a prisão convertida em preventiva.
De acordo com o MPPA, o crime teria relação com disputas agrárias no município. As investigações continuam sob segredo de justiça.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu






















