ACBM assume liderança na recém-formalizada Rede de Governança da Transamazônica e Xingu

Continua após a publicidade

A Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte (ACBM) foi eleita para coordenar o Comitê Deliberativo da Rede de Governança da Transamazônica e Xingu (RGTX) nesta quinta-feira (27.nov.2025), data que marca a formalização da Rede. A escolha ocorreu durante a oficina presencial realizada de 26 a 28 de novembro, na sede da ACBM, em Altamira (PA).

O evento, que reúne instituições públicas, privadas e do terceiro setor, validou a Carta de Princípios e elegeu a primeira diretoria executiva. Márcia Bueno (ACBM) assumiu a coordenação, tendo Jedielcio Oliveira (Unicafes) como suplente.

NotíciasRelacionadas

A RGTX se consolida a partir das bases lançadas pelo projeto NESTE, da organização The Nature Conservancy (TNC), e da oficina preparatória realizada em abril de 2025. A Rede surge como resposta coletiva aos desafios de governança territorial na região.

“Esta eleição representa um voto de confiança na nossa capacidade de articular as pautas essenciais para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou Márcia Bueno.

O presidente da ACBM, Márcio Viana, prefeito de Vitória do Xingu, destacou o caráter histórico do momento: “Fortaleceremos a colaboração e a transparência para fazer desta Rede o principal motor de progresso integrado para a Amazônia”.

A programação incluiu ainda uma oficina técnica sobre Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), apontada como fundamental para as futuras iniciativas da Rede.

Fonte: A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página