Search
Close this search box.

Adepará inicia campanha de vacinação contra febre aftosa no oeste do Pará

Continua após a publicidade

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) iniciou nesta quinta-feira (2) a campanha de vacinação contra febre aftosa no oeste do Pará. Em Santarém a estimativa é de imunizar cerca de 120 mil animais entre bubalinos e bovinos. Essa primeira etapa segue até 31 de maio.

Os produtores devem ficar atentos aos prazos e não deixar para última hora. De acordo com a fiscal sanitária da Adepará Santarém, Andreza Scafi, a fórmula da vacina desse ano foi aletrada assim como a dosagem por animal.

“A composição foi alterada para apenas dois tipos de vírus, uma vez que o vírus C não é circulante no país, então foi retirado. A quantidade por dose é de 2 ml para garantir a eficácia”, explicou.

As doses são vendidas em casa agropecuárias credenciadas por órgãos fiscalizadores e custam em média R$ 22 com 30ml e R$ 75 com 100ml. “Tanto o fazendeiro quanto o próprio vaqueiro têm que prestar um pouco de atenção na hora de retirar a dosagem para não colocar doses de 5ml porque agora é 2ml por animal. Se ocorrer erros pode acabar faltando vacina no final”, alertou o Nilson Linhares, gerente de loja especializada.

Cabe ao produtor dos animais a compra das vacinas, dentro do prazo da etapa, em revendas cadastradas pela Adepará, a aplicação vacinal e a comprovação do procedimento.

Confirmação

Após vacinar o rebanho, o produtor deve entregar a nota fiscal de aquisição das vacinas e a relação do gado vacinado ao escritório da Adepará mais próximo de seu município. Quem não confirmar a vacinação poderá receber auto de infração e ter a propriedade interditada. O produtor deve confirmar a vacina onde estiver cadastrado até 15 de junho.

Quem não confirmar a vacina também fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias. A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha em Unidades Padrão de Fiscal por cabeça de gado não vacinado e mais UPFs por propriedade.

Em Santarém, a confirmação de vacinação do rebanho pode ser feita no escritório local da Adepará ou na sede da Estação Cidadania, no horário de 8h as 14h.

Dicas para a vacinação

  • Compre as vacinas em lojas registradas
  • Verifique se as vacinas possuem o selo de garantia no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e se elas estão na temperatura correta, entre 2° e 8ºC.
  • Transporte as vacinas em caixa de isopor com três partes de gelo para uma parte da vacina
  • Lacre a caixa de isopor com fita adesiva
  • Mantenha a vacina bem refrigerada até o momento da aplicação
  • Reúna todo o gado nas horas mais frescas do dia
  • Vacine somente bovinos e bubalinos de todas as idades
  • Mantenha a seringa e o frasco em uso na caixa de isopor durante a vacinação
  • Importância da vacinação e confirmação

A Adepará reforça a importância da vacinação para que nenhuma doença comprometa os rebanhos, principalmente a febre aftosa. Além das mortes dos animais, a doença reflete também em prejuízos econômicos causados pelas barreiras comerciais com outros estados e países.

Fonte: G1 Santarém

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *