A direção do Banco do Brasil anunciou, na semana passada, uma reestruturação com a previsão de fechamento de agências em vários municípios do país. No comunicado enviado à imprensa, o banco estatal não informou os detalhes, mas pelo que foi divulgado, serão encerradas 361 unidades, sendo 112 agências. Outras 243 agências serão rebaixadas à categoria de postos de atendimento. A estimativa é que mais de 5 mil funcionários sejam desligados.
No Pará, ao menos 12 agências serão fechadas. Entre elas, a de Monte Dourado, Ourém, Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte, Curuça, Curionópolis além de Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém, Parauapebas, Castanhal e Altamira.
No município de Altamira a agência que será fechada, provavelmente em abril deste ano, fica na avenida Alacid Nunes, no bairro Premem. A agência foi inaugurada em março de 2015, e atende clientes principalmente do agronegócio, devido o potencial econômico que a região do Xingu possui.
A informação do fechamento da agência ainda é extra-oficial, mas os servidores já teriam sido comunicados e precisariam optar por aderir ao plano de demissão voluntária ou migrar para outros municípios que o banco indicar. Com o encerramento das atividades dessa agência, mais de 3 mil clientes serão transferidos para a única outra agência do Banco do Brasil em Altamira, o que deve sobrecarregar o atendimento.
Por Valéria Furlan / Wilson Soares – A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares