Agentes de endemias de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, participaram de uma capacitação para intensificar o combate à malária no município. O treinamento foi realizado no porto da cidade, na última sexta-feira, 31 de janeiro, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do município e a Norte Energia, empresa que administra a Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
O Secretário de Saúde do município, Noedson Carvalho, explicou que o local foi escolhido porque por ali passam centenas de produtos e pessoas que chegam e saem da região. Por isso é importante que os Agentes de endemias façam esse reconhecimento das pessoas que chegam de regiões onde ainda há a circulação da doença. “Para as pessoas que passam por Vitória, que chegam nas embarcações. Observar e tratar aquelas que apareçam com algum sintoma. Fazer teste rápido e encaminhar para as unidades de saúde”, disse o secretário.
A meta da Secretaria de Saúde é manter o município sem nenhum caso de malária, como aconteceu no ano de 2019, quando nenhum caso da doença foi registrado em Vitória do Xingu. “A gente precisa estar o tempo todo cuidado para que esse mal não volte para a nossa cidade”, concluiu Noedson.
Por Valéria Furlan – A Voz do Xingu