Enquanto os foliões se divertiam ao som das atrações e curtiam a passagem dos blocos no Altafolia, dezenas de vendedores ambulantes aproveitaram a festa para faturar.
Espalhados por todo o Anel Viário, eles transformaram a festa em uma oportunidade de renda, alavancar a economia de Altamira e, principalmente, garantir o sustento de suas famílias.
Conheça algumas dessas histórias:
Gilvan da Silva Lima – Bebidas refrescar e animar os foliões
Uma barraca toda montada e cheia de adereços carnavalescos. Essa foi a estratégia do ambulante Gilvan para chamar a atenção dos foliões. Desde o primeiro dia do evento, Gilvan decidiu vender água, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
Com a grande movimentação de pessoas e o atrativo da decoração, ele viu suas vendas dispararem. “O movimento tá muito grande. Eu já consegui faturar cerca de R$ 2 mil por noite. Graças ao Altafolia, tô com dinheiro no bolso!”, comemorou o vendedor.

Foto: Ascom/PMA
Alexandre Furtado – O sabor das batidas e drinks surpreendentes
Dono da barraca “Alex & Drinks”, Alexandre investiu na venda de batidas e coquetéis misturando frutas e bebidas alcoólicas.
Entre os sucessos do cardápio pra lá de surpreendente, caipirinha, mojito e o famoso “capeta” fizeram sucesso entre os foliões. “Desde o primeiro dia estou aqui e está sendo muito bom. Tá dando um bom dinheiro! O Altafolia foi excelente para nós vendedores!“, afirmou.

Foto: Ascom/PMA
Maria Edivânia Barbosa de Lima – A batatinha frita que conquistou o público
Mesmo com muitos concorrentes no evento, Maria Edivânia apostou na venda de batata frita e garantiu uma boa movimentação na sua barraca.
“Depois de oito anos sem o Altafolia, tá ótimo! Tem bastante vendedores, mas pra mim tá tranquilo. O importante é trabalhar e garantir a renda!“, contou.

Foto: Ascom/PMA
Suiane Batista – O caldo que faltava na festa
Vendendo um caldo bem temperado e muito elogiado, Suiane viu no Altafolia uma oportunidade para empreender. Acostumada a vender em casa, ela resolveu levar seu talento para as ruas e não se arrependeu.
“De sábado pra cá tá muito bom! Todo mundo comentando do meu caldo. O segredo? Esse eu não conto! Mas o que importa é que está vendendo bem. Estou desempregada no momento, e essa renda extra chegou em boa hora!”, destacou.

Esses só são alguns das centenas de vendedores ambulantes que garantiram comida na mesa com a realização do Altafolia 2025. Muito além da folia, o evento foi sinônimo de oportunidade para trabalho e renda para os altamirenses.
Maior carnaval da história de Altamira
O retorno do Altafolia 2025 marcou o início da renovação da Cultura e do Turismo de Altamira, resgatando a tradição e consolidando a cidade como um dos principais destinos carnavalescos do Estado.

Foto: Ascom/PMA
Maior evento de Carnaval da Transamazônica e um dos maiores do Pará, o Altafolia representou cultura, lazer e geração de empregos e renda, devolvendo a coroa e o brilho para a nossa Princesinha do Xingu.
O Altafolia 2025 foi uma realização da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), com o apoio do Banpará, do Ministério do Turismo (termo de cooperação SESC e Senac) e do Governo Federal.
Texto: Antonio Luiz Ferreira
Fotos: Ezequias Alves e Rafael Reis