ALTAFOLIA 2026: Ara Ketu e blocos arrastam multidão na segunda noite de carnaval

Foto: Ascom/PMA
Foto: Ascom/PMA
Continua após a publicidade

O segundo dia do Altafolia 2026 confirmou o sucesso do carnaval de Altamira e levou uma verdadeira multidão ao corredor da folia. Com estrutura reforçada, segurança e organização, a festa garantiu mais uma noite de celebração, movimentando a economia local e promovendo lazer para moradores e visitantes.

Foliões reunidos para sair na avenida ao som da banda Ara Ketu. Foto: Ascom/PMA.

NotíciasRelacionadas

O bloco Extravassa entrou no corredor com muita alegria, ao som do grupo SensaSamba, arrastando foliões que pularam e dançaram do início ao fim do percurso. looks coloridos, abadás customizados, animação e interação com o público marcaram a passagem pelo circuito.

Felipe Torres aproveitando a 2ª noite de Altafolia 20226. Foto: Ascom/PMA.

“O Altafolia eu acompanho já há muito tempo. Eu sou de Altamira e sempre gostei de pular carnaval. A gente espera esse período chegar o ano todo. Graças a Deus, a estrutura está muito bem organizada pela Prefeitura, muito segura e organizada. Só temos a agradecer”, afirmou o folião Felipe Torres.

Foto: Ronaldo Santos - A Voz do Xingu

Foto: Ronaldo Santos – A Voz do Xingu

Após a passagem do bloco, a festa continuou com o show da banda Ara Ketu, que puxou a pipoca e reuniu também foliões do bloco Endoida em uma grande celebração coletiva.

Cantor Guga Cammafeu puxando os foliões com hits de sucesso. Foto: Ronaldo Santos

Criada em 8 de agosto de 1989, em Salvador (BA), a banda iniciou sua trajetória com forte presença percussiva, característica que se tornou marca registrada do grupo. Ao longo dos anos, consolidou-se como um dos nomes importantes do axé ao incorporar novos elementos à sua sonoridade.

Espuma no ar, alegria no chão e ninguém parado. Foto: Ascom/PMA

A formação atual conta com Guga Cammafeu (cantor), Anderson de Melo dos Santos (guitarrista), Antônio Fernando Meneses Pacheco (tecladista), Alex Meneses Pacheco (baterista), Alexsandro dos Santos Ferreira (baixista) e os percussionistas Jurailton Maia França, Diego Sodré dos Santos e Guilherme Magalhães Marques.

Durante cerca de duas horas de show, o grupo apresentou um repertório repleto de hits que marcaram o Carnaval e atravessaram gerações. “Mal Acostumado”, “Minha Razão de Viver” e “Pipoca” fizeram a galera cantar em coro e pular do início ao fim, mantendo a energia lá em cima e confirmando uma apresentação vibrante.

No corredor da folia é assim: animação do começo ao fim. Foto: Ascom/PMA

A empolgação tomou conta do público. “Foi bom demais! A gente se divertiu muito, pulou, cantou e aproveitou cada momento. É uma festa que reúne amigos e deixa a cidade ainda mais animada”, destacou a foliã Joziane Lopes.

Maria Clara curtindo seu 2º ano consecutivo do Altafolia. Foto: Ascom/PMA

A moradora do Centro, Maria Clara da Conceição, também ressaltou a importância do evento. “É o segundo ano que eu participo e amo demais esse evento. Além de movimentar a economia da cidade, a gente reencontra amigos que não vê há muito tempo. Já estou ansiosa para o próximo ano”, afirmou.

Uma multidão que fez a avenida tremer. Foto: Ascom/PMA

O segundo dia foi considerado um sucesso, com forte participação popular. Junto à pipoca, o bloco Endoida também marcou presença e tomou conta do circuito com muita animação, em meio às cores verde e amarelo, ao som das músicas do Ara Ketu. Quem foi, aproveitou a programação em clima de alegria e tranquilidade.

Tauã Pinheiro, da organização do bloco Endoida, destacou a participação e a energia contagiante do público. Foto: Ascom/PMA

“O segundo dia do Alta Folia foi um sucesso. O Bloco Endoida mais uma vez demonstrou sua força, consolidando todo o sucesso absoluto que já tínhamos alcançado em 2025 e agora em 2026. Conto com a parceria de vocês para que, na terça-feira (17), possamos somar novamente com o bloco, assim como somamos na pipoca do Araketu, que deixou tudo verde e amarelo. Obrigado à Prefeitura de Altamira por resgatar o Alta Folia e nos dar a oportunidade de mostrar a nossa força”, concluiu Tauã Pinheiro, da organização do Bloco EnDoida.

A programação do Altafolia 2026 segue com mais dois dias de festa, prometendo manter o mesmo ritmo de animação, valorização cultural e geração de renda para o município. A expectativa é de que o público continue comparecendo em peso para celebrar o carnaval com segurança e organização.

Amizade, alegria e muita animação na avenida. Foto: Ascom/PMA

O Altafolia 2026 é uma realização da Prefeitura de Altamira e do Instituto de Ciências da Arte, Cultura e Esporte da Amazônia (Icacea), com apoio do Banco do Estado do Pará (Banpará), da Secretaria de Turismo do Pará (Setur) e do Governo do Pará.

Fonte: Ascom/PMA.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página