O Centro de Eventos de Altamira, que fica na Avenida Perimetral, bairro Sudam I, passará a ser chamado oficialmente de “Centro de Eventos Vilmar José Soares”. Uma homenagem póstuma ao empresário altamirense que morreu vítima de complicações de saúde, em 10 de junho de 2017.
O novo nome para o maior espaço público destinado a realização de eventos da cidade foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e a lei sancionada pelo prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, no último dia 17 de maio.
Construído na gestão passada, o Centro de Eventos está passando por uma reforma geral há quase dois meses. A reinauguração do espaço que está prevista para o próximo dia 10 de junho e, deverá ser marcada pela lembrança à memória do homenageado.
A história do homenageado
Vilmar José Soares atuou por mais de 30 anos como empresário. Ele fundou a Livraria e Gráfica Visão, uma empresa que conquistou espaço no mercado regional. Também foi um dos fundadores da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira – ACIAPA. No ano de 1999 assumiu a presidência da entidade até 2002, quando encerrou o seu mandato. Foi em sua gestão que teve início a construção do Centro Empresarial, para que a Associação pudesse ter sua sede própria. O seu trabalho e compromisso com o desenvolvimento regional é considerado como um legado pela classe empresarial.
Vilmar também foi presidente do Lions Clube e um dos maiores defensores do desenvolvimento econômico da região do Xingu. Entre as pautas que ele defendeu está a implantação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu – (PDRS Xingu), cuja finalidade é implementar políticas públicas e iniciativas da sociedade civil que promovam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de mais de 500 mil pessoas que habitam na área de influência de Belo Monte.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu