Altamira debate futuro urbano em Conferência Municipal das Cidades

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), promoveu nesta quinta-feira, 26 de junho, a 4ª Conferência Municipal das Cidades, com o tema: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”. O encontro foi realizado com o objetivo de fortalecer o diálogo entre poder público, especialistas e sociedade civil na busca por soluções inovadoras para os desafios urbanos do município.

O evento contou com a parceria com o Conselho das Cidades (Concidades), o Ministério das Cidades e o Governo Federal. A conferência também serviu como preparação para a 7ª Conferência Estadual das Cidades do Pará, que ocorrerá em Belém, e para a 6ª Conferência Nacional das Cidades.

NotíciasRelacionadas

Diálogo e planejamento para o futuro urbano

Foto: Wilson Soares

Durante todo o dia, autoridades municipais, estaduais e federais, gestores públicos, representantes da sociedade civil e especialistas em desenvolvimento urbano participaram de debates estratégicos sobre temas como mobilidade urbana, habitação de interesse social, infraestrutura resiliente, sustentabilidade e inclusão.

A programação foi estruturada em três grandes eixos:

– Articulação entre setores urbanos e políticas públicas;

– Gestão estratégica e financiamento de projetos;

– Temas transversais, como mudanças climáticas, acessibilidade, segurança urbana, inclusão social e participação popular.

Foto: Wilson Soares

A conferência também contou com a palestra magna “Altamira no Contexto da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”, proferida por Fernanda Paes, secretária de Estado das Cidades e Integração Regional e presidente do ConCidades. “Estivemos reunidos aqui para discutir e construir, de forma coletiva, políticas públicas ouvindo a população, seus anseios e problemas, e levar essas necessidades para as etapas estadual e nacional”, destacou.

Foto: Ascom/PMA

“Estivemos reunidos aqui para discutir e construir, de forma coletiva, políticas públicas ouvindo a população”, disse Fernanda Paes.

Propostas eleitas para a etapa estadual

Os grupos de trabalho apresentaram propostas que serão levadas à Conferência Estadual das Cidades. Confira as principais deliberações por eixo temático:

Grupo 1: Mudança Climática e Sustentabilidade Urbana

– Elaboração de Plano de Arborização Urbana com espécies nativas, incluindo incentivos fiscais para os municípios.

– Criação de um Programa de Economia Circular e Bioeconomia, com incentivo ao pequeno produtor, hortas urbanas e quintais agroflorestais.

Grupo 2: Cidades Inteligentes e Transformação Digital

– Desenvolvimento de aplicativo de denúncia e apoio psicológico para vítimas de violência, com integração à carteira digital e acompanhamento escolar.

– Instalação de redes comunitárias de internet com energia solar em comunidades.

Grupo 3: Direito à Cidade, Habitação e Justiça Socioterritorial

– Criação de plano estadual para regiões impactadas por grandes empreendimentos, considerando o contexto amazônico.

– Elaboração de plano de inclusão socioterritorial, com foco em acessibilidade, equidade e assistência técnica para habitação de interesse social (ATHIS), em parceria com universidades e institutos federais.

Grupo 4: Mobilidade Urbana e Espaços Públicos

– Implantação de programa estadual de apoio técnico e financeiro para planos municipais de mobilidade urbana sustentável.

– Criação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs) em perímetro urbano, com foco em esportes e lazer.

Representantes eleitos para a conferência estadual

– Ao final do evento, foram eleitos os delegados que representarão Altamira na 7ª Conferência Estadual das Cidades. Veja a lista por segmento:

– Poder Público: Gabriela Maia (1º titular), Rafael Oliveira (2º), Renata Mengoni (3º), Alisson Caio (1º suplente), Whiliane Sales (2º), Stephane Castaneira (3º).

– Movimentos Populares: Ricardo Santos (titular), Carlos Caramuru (suplente).

– Empresariado: Edina Loraschi (titular), Josadac Marques (suplente).

– Trabalhadores, sindicatos e ONGs: Luis Cardoso (titular), Denis Curuaia (suplente).

– Entidades Acadêmicas: José Herrera (titular), Rairys Herrera (suplente).

Participação cidadã e compromisso com Altamira

A presença ativa da comunidade foi um dos destaques do evento. “Estou feliz em estar neste evento, onde, enquanto cidadãos, tivemos a oportunidade de expressar nossas opiniões para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou José Sirino, presidente da Associação de Moradores do Bairro Buriti.

“Expressamos nossas opiniões para o desenvolvimento da nossa cidade”, elogiou José Sirino.

A secretária municipal de Planejamento, Renata Mengoni, encerrou a conferência com uma mensagem de agradecimento: “Encerramos esta conferência com o sentimento de dever cumprido e gratidão. Tivemos debates importantíssimos para uma Altamira melhor.”

Foto: Wilson Soares

“Tivemos debates importantíssimos para uma Altamira melhor”, encerrou Renata Mengoni.

Texto: Ascom/PMA

Fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página