O maior evento de pesca esportiva do Pará, o Pacu de Seringa, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de abril em Altamira, na região sudoeste do estado, está com as inscrições na reta final. Mais de 100 equipes já garantiram sua participação, e, ao todo, são esperadas 140 equipes.
Quem ainda não se inscreveu tem até o dia 12 de abril para garantir sua vaga, mas é importante destacar que, assim que o limite de inscrições for atingido, elas serão encerradas automaticamente.
Como se inscrever
As inscrições podem ser feitas nas lojas de materiais de pesca esportiva ou diretamente na Secretaria do Xingu Praia Clube, com o valor de R$ 500,00 por equipe. Cada equipe pode ter até 5 integrantes.
Organização e apoios
O torneio, que chega à sua 23ª edição, é organizado pelo Xingu Praia Clube, com apoio da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria de Turismo, e da empresa Norte Energia, além da colaboração do comércio local.
A expectativa é que mais de 700 competidores de toda a região da Transamazônica, e até mesmo de outros estados, participem, consolidando a tradição deste evento no município.
Programação do evento
– 19 de abril: Distribuição dos kits de competidor.
– 20 de abril: Competição de pesca esportiva nas águas do Rio Xingu.
– 21 de abril: Premiação, a partir das 14h, no palco do Xingu Praia Clube.
A programação do Festival do Pacu de Seringa também incluirá outras competições esportivas, como torneios de futebol de campo e vôlei, entre outras modalidades. Os primeiros colocados da pesca esportiva, além de troféus, receberão materiais de pesca. Já os vencedores dos torneios esportivos receberão troféus e medalhas.
Sorteios e participação popular
Durante o evento, um bingo com prêmio de uma voadeira de 7 metros com motor de 30hp será realizado. O sorteio será exclusivo para as equipes de pesca que cumprirem o regulamento. Além disso, o público geral poderá participar de outro bingo para concorrer ao mesmo prêmio. A cartela custa R$ 60,00 e garante entrada no Clube no dia 21 de abril, data das premiações.
Impacto no comércio e no turismo

O torneio de pesca esportiva, que já é uma tradição em Altamira, além de ser um momento de grande emoção para os competidores, também aquece o comércio local e divulga o potencial turístico da região do Xingu para todo o país.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu