Na noite desta sexta-feira (24 de janeiro), o pecuarista Jorge Gonçalves de Souza assumiu oficialmente a presidência do Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira (Siralta). Ele substitui Maria Augusta Silva, que esteve à frente da entidade por nove anos, deixando um legado de conquistas e avanços para a categoria.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu
A cerimônia de posse ocorreu no auditório do Sindicato e reuniu produtores rurais, pecuaristas, empresários, vereadores, secretários municipais, comerciantes e representantes de diversas entidades. A primeira-dama, Paolla Abucater, representou o prefeito Loredan Mello na composição da mesa de autoridades.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu
Em entrevista ao portal A Voz do Xingu, Jorge Gonçalves destacou os objetivos de sua gestão.
“O nosso principal foco será unir ainda mais a classe produtora, criando uma corrente de força que contribua para o desenvolvimento da sociedade de forma produtiva, harmônica e sustentável. Nosso trabalho será buscar parcerias com entidades e, principalmente, incentivar os produtores a enxergar no Sindicato a sua verdadeira representatividade”, frisou o novo presidente.
A cerimônia também foi marcada por homenagens à ex-presidente Maria Augusta, que recebeu flores e outros brindes que simbolizam o agronegócio. Emocionada, ela falou sobre sua trajetória à frente do Siralta.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
“Estou muito feliz por ver o Jorge assumindo o Sindicato. Sinto que cumpri minha missão e saio realizada, porque hoje o Siralta tem um nome consolidado. Sempre tive respeito da classe, e isso me motivou a lutar e levar a instituição ao reconhecimento que alcançamos”, declarou Maria Augusta.
Entre as principais realizações de sua gestão destacam-se a construção da sede própria do Sindicato, a aquisição de veículos e importantes avanços como a implantação do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) — uma ferramenta eletrônica desenvolvida pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) —, além da implementação da Patrulha Rural junto aos órgãos competentes. “Nossas conquistas foram sempre baseadas no trabalho coletivo, nunca no individualismo”, concluiu a ex-presidente.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu
Após a posse, os presentes assistiram a uma palestra com o zootecnista Pedro Veiga, pós-doutor em Fisiologia Animal e Qualidade da Carne pela Universidade de Iowa (EUA). Ele abordou o uso de tecnologias aplicadas à pecuária de corte, destacando inovações para o setor
O Siralta tem como missão principal defender os interesses dos produtores rurais, fortalecendo o agronegócio no Pará.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Jorge Gonçalves, o novo presidente, é formado em Zootecnia, possui duas especializações e mora em Altamira há 44 anos. Já foi garçom, serviu no 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS), onde permaneceu por oito anos e alcançou a patente de sargento. Também atuou no ramo farmacêutico e foi vice-prefeito entre 2021 e 2024. Atualmente, dedica-se à atividade rural como pecuarista.
Seu mandato no Siralta, juntamente com sua diretoria, terá duração de três anos.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu























