Altamira lidera com folga a abertura de novas empresas na região do Xingu em 2025. De acordo com dados divulgados pela Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), entre os meses de janeiro e maio deste ano, foram criadas 1.869 novas empresas na região, sendo 1.103 apenas em Altamira. O número reforça a posição do município como motor econômico regional, responsável por quase 60% dos novos empreendimentos registrados.

1.103 empresas foram abertas em Altamira neste ano. Foto: Ascom/PMA.
O avanço do setor empresarial em Altamira se reflete na diversidade de áreas que mais atraem novos negócios. Fora do regime de Microempreendedor Individual (MEI), o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios lidera com 277 empresas abertas.
Em seguida aparecem os segmentos de mercadorias em geral — como minimercados, mercearias e armazéns — com 247 registros, e restaurantes e similares, com 169 novos empreendimentos. A construção civil também demonstra força, com 149 novas empresas voltadas à construção de edifícios. Outros setores que se destacaram foram o comércio de bebidas, materiais de construção, peças e acessórios automotivos, farmácias, representações comerciais e acessórios para motocicletas.
Quando considerados apenas os MEIs, o comércio varejista de vestuário e acessórios novamente ocupa a liderança, com 620 registros. Também se destacam os serviços de beleza, como cabeleireiros, manicures e pedicures, com 351 registros.
Mercearias e minimercados somaram 270 novos MEIs, seguidos pelo comércio de bebidas (244), promoção de vendas (241), lanchonetes e casas de sucos (215), restaurantes (213), fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar (164), obras de alvenaria (159) e serviços administrativos diversos (154).
Altamira conta hoje com um total de 13.701 empresas ativas. Destas, 6.824 são MEIs, 4.422 são sociedades limitadas (LTDA), 2.258 estão registradas como empresários individuais, 116 como sociedades anônimas e 54 como cooperativas, além de outros 27 empreendimentos com naturezas jurídicas diversas.
Os números reforçam o papel central do município na economia regional, com um ambiente de negócios dinâmico, diversificado e em constante crescimento. A abertura expressiva de empresas confirma que Altamira vive um momento de forte dinamismo econômico.
A diversidade dos setores demonstra a capacidade de absorver mão de obra e gerar renda, e também de gerar um ambiente de negócios cada vez mais atrativo para empreendedores de diferentes portes.
Ações da Prefeitura têm sido fundamentais para o boom do desenvolvimento econômico de Altamira
As medidas tomadas pelo governo ‘Renovação, União e Trabalho’ têm favorecido e potencializado o desenvolvimento econômico de Altamira. Com a implantação da Sala do Empreendedor, os empreendedores têm acesso gratuito e facilitado para abrir o MEI.
Desde a inauguração em 17 de fevereiro deste ano, a Sala do Empreendedor já atendeu mais de 200 profissionais, oferecendo serviços como processos de formalização de empresas, incluindo o registro de MEIs, emissão de alvarás e outros processos.
Além disso, com a adesão ao Sistema Redesim, a Gestão permitiu a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas em Altamira.
Fonte: Ascom/PMA























