Search
Close this search box.

Altamira oferece desconto de 15% para contribuintes que pagarem a cota única do IPTU

Benefício segue até o dia 10 de julho e, além de garantir economia, evita a acumulação de débitos e possíveis complicações futuras, garantindo a regularidade perante o município.

Continua após a publicidade

A Prefeitura Municipal de Altamira, por intermédio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças (SEMAF), lançou o site e aplicativo IPTU Digital, uma moderna tecnologia que digitaliza uma série de serviços públicos e permite o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) com segurança e praticidade. A prefeitura informa que aqueles que efetuarem o pagamento da cota única até o dia 10 de julho serão agraciados com um desconto especial de 15%. Essa opção simplifica o processo, proporcionando mais comodidade e menos preocupações com prazos, além de contribuir para a melhoria da infraestrutura de Altamira com mais investimentos em áreas como saúde, educação, transporte e lazer.

Agora os altamirenses poderão emitir e pagar o boleto do IPTU sem filas e sem burocracia, apenas com acesso à internet e em poucos cliques, por meio do IPTU Digital. Com o CPF/CNPJ do titular do imóvel e a inscrição imobiliária em mãos, o contribuinte poderá acessar e emitir as guias de pagamento do IPTU no formato cota única ou por parcelas, a depender da sua escolha, facilitando ainda mais o cumprimento de suas obrigações tributárias. Os carnês para o pagamento do tributo já foram enviados para os endereços dos contribuintes, mas os boletos também podem ser acessados pelo endereço eletrônico (https://altamira.desenvolvecidade.com.br/iptu).

Confira mais abaixo informações sobre as datas de vencimento das parcelas do IPTU 2023:

1ª Parcela: 10/07/2023;
2ª Parcela: 10/08/2023;
3ª Parcela: 11/09/2023;
4ª Parcela: 10/10/2023.

O site e aplicativo também permitem a consulta de dados cadastrais dos imóveis, o requerimento da isenção do pagamento do IPTU e a realização de pedidos de impugnação, recursos, petições, defesas, contestações e contrarrazões, garantindo o amplo direito de defesa do contribuinte para questionar o lançamento dos tributos municipais. Conforme estabelecido pelo decreto Nº 2.562, de 19 de maio de 2023, os contribuintes terão até o dia 30 de julho de 2023 para requerer a revisão do lançamento do imposto.

A plataforma também facilita a gestão cadastral dos imóveis da cidade, trazendo mais eficiência para o serviço público e melhorias para os cidadãos. A inclusão de documentos e a emissão de certidões cadastrais poderão ser feitas de modo 100% digital. Será possível ainda atualizar o cadastro e realizar o Processo Digital de Alteração do Nome do Proprietário ou Possuidor do imóvel.

O IPTU Digital também apresenta uma série de benefícios para os servidores públicos municipais. Ele possibilita a simulação do lançamento do IPTU, o acesso a indicadores de arrecadação e sonegação fiscal por bairros e zonas das cidades, a visualização e impressão das informações do lançamento, boletos de cota única e de parcelas referentes ao lançamento de IPTU, taxas imobiliárias etc. O impacto disso é a substituição de tarefas mecânicas por rotinas inteligentes que valorizam as capacidades e conhecimentos de quem presta o atendimento ao cidadão, eliminando a espera, as filas e os entraves no processo administrativo.

ACESSO FÁCIL AO IPTU DIGITAL
Com o CPF/CNPJ do titular do imóvel e o Número de Inscrição Imobiliária, o contribuinte poderá acessar e emitir as guias de pagamento do IPTU no formato cota única ou por parcelas, na plataforma IPTU Digital Altamira (link: https://altamira.desenvolvecidade.com.br/iptu). Confira como o acesso é fácil:

1- Acesse a plataforma IPTU Digital Altamira pelo celular ou computador;

2- Insira o CNPJ/ CPF vinculado ao imóvel;

3- Insira o número de Inscrição Imobiliária do imóvel e escolha o exercício.

Não se lembra do número de Inscrição Imobiliária? Nesse caso, você deverá acessar seus boletos se cadastrando ou entrando no sistema da prefeitura. Caso você já tenha um cadastro nas plataformas ISS Digital, Empresa Digital ou Mobi Legal, basta clicar em “entrar”, informar seus dados de acesso e navegar pelo sistema. Se você ainda não possui cadastro, deverá clicar em “cadastrar” para se credenciar na plataforma.

Você também poderá ter acesso a todas as funcionalidades do IPTU Digital na tela inicial do seu celular, baixando-o como aplicativo. Basta abrir o site no seu celular, clicar na opção de compartilhamento do site e clicar em “adicionar à tela de início”.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *