Menu

Altamira: PF prende homem acusado de extrair e comercializar ouro ilegal

Continua após a publicidade

Um homem de 43 anos, que não teve seu nome revelado, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira, 25, no seu escritório que fica no centro de Altamira, acusado de explorar e comercializar ouro ilegalmente na região do Xingu.

Junto com o acusado, a PF também apreendeu cerca de 1.450 (um quilo quatrocentos e cinquenta gramas) de ouro e a quantia de 17 mil reais.

Foto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF

As investigações da polícia, apontam que o ouro teria sido extraído de três terras indígenas sendo elas: Pakisamba, Curuaia e Arara, que ficam ao longo do rio Xingu. A Polícia Federal investiga ainda, a participação de algumas joalherias da cidade e de pessoas físicas envolvidas na ação ilegal.

De acordo com levantamento feito pela PF, o acusado teve uma movimentação financeira nos últimos dois anos, no valor de 36 milhões de reais.

O acusado foi preso em flagrante e encaminhado para Sede da Policia Federal de Altamira, onde foi ouvido pelo delegado Ronaldo Vieira, e deve responder pelos crimes de usurpação de bens da União, extração de recursos naturais sem autorização e lavagem de dinheiro. Caso seja condenado a pena poderá chegar a 16 anos de prisão.

A operação batizada de “Teia Dourada”, cumpriu três mandados de busca e apreensão em diferentes pontos da cidade e contou com a participação de 20 policiais federais.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.