Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
Agentes da Polícia Civil da Delegacia de Castelo de Sonhos, região sudoeste paraense, prenderam, por volta das 16h30 desta sexta-feira (4/7), um homem identificado como Marciel Simião, acusado de latrocínio — roubo seguido de morte — contra Laerte Dias Mendes.

De acordo com as autoridades, por volta das 8h da manhã, a equipe foi acionada após a localização de um cadáver do sexo masculino em uma residência. A vítima, posteriormente identificada como Laerte, apresentava múltiplas perfurações por arma branca e graves lesões na face.
As investigações apontam que dois indivíduos encapuzados, armados com facas, invadiram a casa onde estavam Laerte, sua esposa e três filhos pequenos — de 9 anos, 6 anos e um bebê de 7 meses. Durante o assalto, os criminosos subtraíram joias, celulares e uma motocicleta. Para assegurar o roubo, os autores mataram a vítima com extrema violência.
Com apoio da equipe de Homicídios da Polícia Civil de Itaituba e uso de técnicas de inteligência, os agentes conseguiram localizar Marciel Simião, que confessou o crime durante interrogatório. Segundo ele, o latrocínio foi encomendado por membros da facção criminosa Comando Vermelho, com o objetivo de levantar recursos financeiros para a organização.
Marciel ainda revelou a identidade do segundo envolvido, conhecido pelo apelido “Dica”, afirmando que ele teria viajado a Castelo de Sonhos exclusivamente para cometer o crime e que, após a ação, fugiu em direção ao município de Itaituba.
Histórico criminal de Marciel Simião:
– 18/10/2010 – Preso em flagrante por homicídio duplamente qualificado no distrito do Mil;
– 10/02/2014 – Preso em flagrante por roubo majorado em Itaituba;
– 17/04/2015 – Preso por tráfico de drogas e associação criminosa em Itaituba;
– 10/03/2022 – Envolvido em caso de violência doméstica, com base na Lei Maria da Penha;
– 26/10/2023 – Preso por porte ilegal de arma de fogo em Itaituba.
A Polícia segue em diligências para localizar o segundo suspeito.

















