Agentes da Delegacia de Polícia Civil de Castelo de Sonhos, com o apoio da Delegacia de Homicídios de Itaituba, cumpriram quatro mandados de prisão preventiva contra suspeitos envolvidos em crimes de tortura e organização criminosa. As prisões ocorreram durante esta segunda e terça-feira (10 e 11 de fevereiro) e fazem parte da 4ª fase da operação Arce Purgatio, que visa combater a atuação da facção criminosa Comando Vermelho em Castelo de Sonhos, distrito do município de Altamira, no sudoeste do Pará.
Os presos foram identificados como Loriano Batista de Brito (vulgo “Fernando”), Raian Levino da Costa (vulgo “Caveira”), Ronaldo Ribeiro de Souza (vulgo “Sombra”) e Jeremias Monteiro Rodrigues (vulgo “JR2”).
Segundo informações da polícia, o processo investigativo teve início após a prisão de Jeremias Monteiro Rodrigues, em 29 de agosto de 2024. Durante as investigações, foi solicitada a quebra dos dados telemáticos de seu aparelho celular, medida que foi autorizada pela Justiça.
A partir dos dados extraídos, a polícia encontrou um vídeo gravado no celular de Jeremias, que mostrava um jovem sendo torturado sob ordens da facção. A vítima foi identificada, e, em depoimento, relatou ter sido espancada com 20 golpes de mangueira após ser considerada culpada por um acidente de trânsito. Além disso, as investigações indicaram que os suspeitos estavam envolvidos em outros crimes relacionados ao Comando Vermelho.
Os presos foram localizados nos seguintes endereços;
– Raian Levino da Costa – preso em um hotel de sua mãe, em Castelo de Sonhos, na segunda-feira (10 de fevereiro).
– Ronaldo Ribeiro de Souza – detido em sua residência, em Castelo de Sonhos, nesta terça-feira (11 de fevereiro).
– Loriano Batista de Brito – preso em 20 de dezembro de 2024, em cumprimento a diversos mandados, incluindo um por ser líder do Comando Vermelho em Castelo de Sonhos. Na segunda-feira (10 de fevereiro), teve seu mandado cumprido no presídio de Alta Floresta-MT, pelas equipes da PJC-MT.
– Jeremias Monteiro Rodrigues: preso desde 12 de dezembro de 2024 pelos crimes de organização criminosa e homicídio. Ontem (10 de fevereiro), teve sua prisão preventiva cumprida no presídio de Itaituba, pela DH de Itaituba.
As investigações continuam em andamento e visam desarticular ainda mais a atuação do Comando Vermelho na região.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu