Como parte da programação do 3º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que acontece de 13 a 16 de junho, iniciou nesta terça-feira (21 de maio), o 2º Festival Gastronômico de Altamira. Este ano, 8 restaurantes e lanchonetes participam do evento: Xingu Açaí Orla, Gosto Real Churrascaria, Amazon Xingu Hotel, Abelha Cacau, Restaurante e Churrascaria Tempero Brasileiro, Ascurra Chocolate e Churrascaria Casa Nova.
Foto: Wilson Soares
“Esta é a segunda edição do Circuito, idealizado pela Secretaria Municipal de Turismo de Altamira, atrelado ao Festival Internacional do Chocolate e Cacau. Altamira vai vestir, comer e respirar chocolate que é o nosso produto de destaque na região”, disse Agenor Paraense Neto, chefe de pesquisa turística da Secretaria Municipal de Turismo de Altamira (Semtur).
Foto: Wilson Soares
As degustações, preparadas por chefs com produtos regionais, especialmente cacau, estão sendo avaliadas por um júri composto por duas chefs de cozinha e um jornalista da Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet/PA). Os pratos são preparados e avaliados nos próprios estabelecimentos, respeitando a especialidade de cada um.
Foto: Wilson Soares
“Queremos que os clientes experimentem uma explosão de sabores e tenham lembranças marcantes, como o sabor da banana e do chocolate, que remetem à nossa Altamira”, disse o chef Clebson.
Dos oito estabelecimentos inscritos, cinco serão classificados para a próxima etapa, que ocorrerá em 14 de junho, com a avaliação de chefs de outros estados.
Segundo a organização, o principal objetivo do Circuito é valorizar a culinária local por meio de uma maior visibilidade. “O circuito gastronômico foi inserido no contexto do Festival Internacional do Chocolate e Cacau para destacar a versatilidade da gastronomia de Altamira”, acrescentou Agenor Neto.
A chocolatier Rita Aguiar criou o prato “Brounie Way”, feito com chocolate 50% da Cacaway, servido com calda de chocolate e sorvete carimbó (que é feito sem conservantes e gordura hidrogenada), com um crocante de pralinê, com flocos de sal, nibs e castanha-do-pará.
Foto: Wilson Soares
“É muito importante para a região divulgar nossos produtos regionais, feitos com muito carinho. O concurso é um incentivo para que possamos apresentar o nosso melhor”, destacou Rita Aguiar.
O 2º Circuito Gastronômico começou em 21 de maio e vai até o início de junho. Os pratos criados já estão disponíveis para os pedidos dos clientes.
Por Wilson Soares / A Voz do Xingu