Altamira está no centro de uma iniciativa vital para proteger a saúde da comunidade com a vacinação contra a Influenza. A Campanha está sendo realizada em todas as Unidades de Saúde do município desde o dia 13 de novembro e segue até o dia 15 de dezembro. É uma iniciativa do Ministério da Saúde, com o apoio da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
A vacinação contra Influenza tem grupos prioritários, incluindo gestantes, puérperas, profissionais de saúde, professores e, especialmente, crianças de 6 meses a 6 anos e idosos com 60 anos ou mais.
O vírus influenza não faz distinção de idade e pode impactar gravemente diversos sistemas de órgãos, com um efeito particularmente pronunciado em idosos. Globalmente, a influenza resulta em milhões de casos graves anualmente, contribuindo significativamente para as principais causas de óbitos em todo o mundo. Uma observação crucial destaca a vulnerabilidade dos idosos a infecções e o impacto prolongado em sua recuperação, especialmente quando afetados por comorbidades associadas a doenças crônico[1]degenerativas.
Segundo a coordenadora de imunização da Sesma, Lienda Bandeira, Altamira recebeu mais de 28 mil doses de vacinas para atuar em todo o município. “Estamos fazendo microplanejamentos para que todos possam ser imunizados até o fim da campanha, para enfrentar o inverno amazônico com o melhor da proteção vacinal”, afirmou a coordenadora Lienda Bandeira.
Apelo à Prevenção: A Melhor Defesa Contra a Influenza
Dada a ameaça representada pela influenza, a prevenção é a chave. A Sesma incentiva a população a não adiar a busca pela imunização disponível nas Unidades Básicas de Saúde. A prevenção é a estratégia mais eficaz para proteger, não apenas a saúde individual, mas também para fortalecer a imunidade da comunidade como um todo.
SERVIÇO:
O que: Campanha Influenza
Quando: 13 de novembro a 15 de dezembro de 2023
Onde: Todas as Unidades Básicas de Saúde de Altamira
Hora: Horário normal de funcionamento das UBSs.