Veículos novos, equipados e qualificados para fortalecer as ações de combate ao desmatamento ilegal e às queimadas em Altamira. Esses são os detalhes dos novos carros entregues pelo Governo do Pará para a Prefeitura de Altamira.
Os dois veículos destinados para a cidade foram entregues na sexta, 21 de março, no Palácio do Governo, e contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, do prefeito de Altamira, Loredan Mello e demais gestores municipais do Estado.
Em discurso, o prefeito de Altamira, parabenizou Belém por sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 e destacou a preparação de Altamira, para ser uma das subsedes do evento. “Belém hoje está no cenário mundial e queremos que Altamira também seja base da COP 30, que possa receber as delegações que aqui vierem. Nós estamos potencializando a rede turística, a rede hoteleira, para receber nossos visitantes. E entre tantos outros legados que o governador vai deixar através da COP 30, principalmente na questão ambiental, nós teremos também a questão turística, o fortalecimento da nossa região que é rica na culinária, nas belezas naturais e no chocolate”, afirmou Loredan Mello.

Governador entregou as chaves dos veículos na mão do Prefeito de Altamira.
Ao todo, foram entregues 18 veículos, que além de Altamira, foram destinados para os municípios de São Félix do Xingu, Rurópolis, Pacajá, Novo Progresso, Itaituba, Portel, Placas, Prainha, Almeirim, Santarém, Monte Alegre e Jacareacanga.
“Estes veículos eles estruturam a agenda de meio ambiente do Governo do Estado e de várias cidades, para que os municípios também estejam estruturados seja para a agenda de fiscalização mas acima de tudo para a agenda de desenvolvimento sustentável para orientação produtiva para orientação de que a produção esteja conciliando com sustentabilidade a agenda da sustentabilidade conciliada com a produção”, destacou o governador do Pará, Helder Barbalho.
Os veículos são do tipo pick-up e foram projetados para atender às exigências do trabalho de fiscalização ambiental. Cada viatura conta com um tanque adicional, que garante autonomia para até 2 mil quilômetros de deslocamento. Além disso, os veículos possuem rádio de comunicação, rastreador, sinalização acústica e visual, sistema de iluminação e guincho elétrico.
A aquisição dos veículos foi viabilizada por meio de emenda parlamentar da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. A parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Semas) possibilitou a concretização desse importante apoio logístico para o combate ao desmatamento.
Texto: Antonio Luiz Ferreira
Fotos: Divulgação