No final da tarde deste domingo (21/03), começou a circular nas redes sociais uma nota de pesar emitida pela Prefeitura de Altamira. Nela, o Poder Executivo informa que Altamira alcançou neste domingo a marca de 200 óbitos em decorrência da COVID-19.
De acordo com boletins epidemiológicos, divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, a primeira morte em Altamira foi de um senhor de 86 anos registrada no dia 2 de maio de 2020. Entre os 200 que perderam a luta pra covid-19, estão o vereador Agnaldo Rosas, o vendedor de material de pesca Hermínio Miranda, a assistente social Maria Inês, senhor Luiz Kapiche, Dom Ratão, funcionário da Câmara Municipal de Altamira, além do empresário Jean Amâncio, que veio a óbito na semana passada.
Ainda na tarde deste domingo, representantes da PMA, de Movimentos Sociais, da secretaria de Saúde, da SESPA e da imprensa local participaram de uma reunião on-line. Além de levantarem a campanha Respira Xingu, eles trabalham para dar início a partir desta terça-feira, 23/03, a uma campanha mais agressiva para chamar atenção da população de toda a região em relação aos números de casos confirmados e de mortes relacionadas a COVID-19 que tem aumentado nos últimos dias.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu