Menu

Altamira se torna referência na produção de chocolate sustentável com a formatura da 7ª turma de Chocolatiers

Foto: Divulgação - Ascom/PMA
Foto: Divulgação - Ascom/PMA
Continua após a publicidade

Em uma emocionante cerimônia, a 7ª turma do curso “Chocolatier: da Amêndoa ao Chocolate” foi oficialmente certificada, marcando mais um passo significativo para a valorização e expansão da produção de chocolate fino na região. O curso faz parte do ‘Programa Fruto de Ouro’, uma iniciativa da Prefeitura de Altamira por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) e que é ministrado pela fábrica Abelha Cacau.

Foto: Divulgação – Ascom/PMA

Meire Rodrigues tem uma pequena propriedade na comunidade Itapuama, na região da gleba Assurini, e conta que com o interesse pelo chocolate, ela e mais três produtoras que também participaram do curso já estão nas tratativas para legalizar uma associação.

“O curso despertou a vontade de trabalhar em grupo, e achamos interessante a forma como fomos acolhidas, não é um aprendizado comum, a gente mesmo produz, e pra mim foi muito importante colocar a mão na massa. Nós vimos desde a torragem até a produção, e foi muito interessante esse projeto”.

A produtora ainda diz que ‘acho que essa iniciativa é melhor que qualquer oportunidade emprego, e muito boa, porque quando você dá o peixe a pessoa mata a fome, mas quando dá o anzol, você cria a oportunidade de uma profissão. E, pra mim, é um projeto que tem que durar por muito tempo”.

O principal objetivo do curso é especializar profissionais da região, capacitando-os para a produção artesanal de chocolate, visando aprimorar a qualidade do produto e estimular o empreendedorismo local. Nesta turma, composta por 10 mulheres empreendedoras, a formação busca não apenas disseminar conhecimento sobre o processo de transformação da amêndoa ao chocolate, mas também promover a produção sustentável, garantindo a qualidade do produto final.

Foto: Divulgação – Ascom/PMA

O curso desempenha um papel fundamental no fortalecimento da cadeia produtiva do cacau na região, e já beneficiou 56 produtores rurais, proporcionando o acesso a uma capacitação especializada, contribuindo para a consolidação da região como referência na produção de chocolate de alta qualidade.

Solange Mariano já trabalhou com produção de chocolate e buscou no curso a oportunidade de mudar a qualidade de vida, através do conhecimento gratuito ofertado por essa iniciativa da prefeitura.

“Até então, quando a gente escuta falar de cacau a gente só pensa na fruta e na amêndoa, na revenda da amêndoa, mas você não pensa que do cacau saem tantos coprodutos. Essa é uma experiência única, e no meu caso eu já havia trabalhado com bombons, mas daquela forma simples onde a gente compra barra, e hoje meu olhar foi alargado, posso agregar vários outros ingredientes, (e produzir) uma infinidade de produtos que você pode tirar do cacau e que eu não sabia e que hoje eu tenho esse conhecimento. Eu saio daqui uma nova Solange, mais rica de conhecimento, de possibilidades, de ideias e quem sabe montar meu próprio negócio”, enfatiza a agora, chocolatier.

Foto: Divulgação – Ascom/PMA

De acordo com dados mais recentes, o estado do Pará consolidou-se como o maior produtor de cacau do Brasil desde 2019, ultrapassando a Bahia. Com uma participação que supera os 50% na produção nacional de amêndoas de cacau, o Pará continua a liderar o setor, reforçando a importância da região na indústria cacaueira.

Além do sucesso educacional, a cerimônia também celebrou o lançamento, em janeiro, da Rota Turística do Cacau ao Chocolate, permitindo que visitantes e entusiastas conheçam de perto o chocolate fino de origem da região da Transamazônica e Xingu.

Fonte: Ascom/PMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.