A Prefeitura Municipal de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, realizou, de 05 a 26 deste mês, quatro cursos de capacitação, voltados à comunidade de Altamira que atua direta e indiretamente em atividades relacionadas ao turismo, além de estudantes e outros adeptos ao turismo, atividade que cresce cada vez mais na região Xingu.
“O objetivo da qualificação foi Instruir, conscientizar e capacitar a população altamirense e os profissionais que atuam no turismo, visando garantir a saúde e a segurança de todos os envolvidos”, explicou Agenor Paraense, Chefe de Divisão de Pesquisa Turística na SEMTUR, que realizou a capacitação em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEGMUC), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Estação Park Ambé.
Atendimento Pré-Hospitalar – A qualificação profissional começou, no dia 05 de novembro, na Casa da Memória TransXingu, com o módulo Atendimento Pré-Hospitalar (APH), ministrado pelo Corpo de Bombeiro Militar. Cerca de 20 pessoas participaram da qualificação, no período da manhã, entre agente de viagens, bombeiros civis, estudantes, autônomos e outros. O objetivo desse módulo foi repassar conhecimentos de atendimento, a turistas ou cidadãos locais, prevendo necessidades de socorro imediato de vítimas de algum sinistro, seguindo cuidados obrigatórios na hora de salvar uma vida.
Turismo de aventura – No dia 12, de 8h às 17h, a qualificação envolveu técnicas relacionadas ao turismo de aventura e o espaço escolhido foi o Portal da Floresta Estação Park Ambé, localizado às margens do Igarapé Ambé, ideal para quem busca harmonia com o ecoturismo. As modalidades da capacitação foram o rapel e a tirolesa, ministrados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará, em parceria com a SEMTUR.
O jovem Raylan Patrick participou dessa modalidade e aprovou a iniciativa. “Logo de cara vi que era uma área que eu gostava, então resolvi ingressar e procurei essa capacitação”, relatou.
Turismo sustentável – No dia 19 o Park Ambé também foi o espaço escolhido pela SEMTUR e Corpo de Bombeiros para repassar técnicas de Montagem de Acampamento, Orientação GPS, Abertura de Trilhas e Contenção e Manejo de Ofídios, temas escolhidos para o terceiro módulo da qualificação.
“Para a gente é gratificante ver o empenho deles e como conseguiram assimilar o conhecimento que a gente repassou”, avaliou Edvar Filho, sargento do Corpo de Bombeiros, que ensinou diversas técnicas que estimulam também o turismo sustentável.
Salvamento Aquático – O último módulo foi realizado no dia 26, na Praia da Orla do Cais e abordou técnicas de Salvamento Aquático, oportuno para quem pratica modalidades esportivas, de pesca, caiaque e outras voltadas a esse segmento turísticos associado às águas, em especial no rio Xingu.
Vinicius Mardegan, 22 anos de idade, estudante de Biologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) acredita que suas futuras práticas profissionais foram impactadas pelos conhecimentos adquiridos na qualificação.
“Como futuros condutores de trilhas e caminhadas, temos que ter um mínimo de noção e como futuro biólogo, por atuar e trabalhar no campo, é importante pra mim e minha equipe termos alguém capacitado com instrução para fazer esse tipo de salvamento”, enfatizou Vinicius.
Letícia Gabriele Bezerra, também de 22 anos, é estudante de segurança do trabalho e avaliou os módulos como oportunidade de aprimorar, gratuitamente, conhecimentos para, futuramente, trabalhar na área do turismo. Para ela, “Altamira tem grande potencial para ser uma cidade turística” e por isso tem planos de empreender no setor.
Gilcimar Pereira da Silva, de 27 anos é autônomo e já presta serviços na área à Estação Park Ambé, onde interage com turistas rotineiramente, o que o motivou a ingressar na qualificação ofertada pela Prefeitura. “Os cursos são muito bons. Aprendemos coisas novas, para somar com as que já temos lá no Park Ambé”, afirmou.
O sub-tenente do Corpo de Bombeiros, Adelino Viana, da reserva, é atual coordenador da Defesa Civil Municipal de Altamira e ministrou, com apoio de equipe altamente qualificada, o módulo de salvamento aquático, que para ele foi bem oportuno ser realizado na Semana de Prevenção de Afogamentos. Esclareceu que “embora não seja um curso para formar especialistas, é muito importante por ser um treinamento básico, que com o uso correto de equipamentos, pode salvar vidas”.
É o que também acredita Gabriele Pinheiro Amaral, de 21 anos, que já participou de outras qualificações oferecidas pela SEMTUR. “Uma grande oportunidade de aprender a salvar vidas. Aprendizado importante principalmente para mim, que gosto de aventura e de turismo, aprendizado”, comentou Gabriele, ao elogiar a atuação da SEMTUR, que segundo ela, apesar de ser um órgão novo, tem investidos em cursos que podem trazer mais pessoas para se beneficiar com o turismo nesta região do Xingu.
“Nesta capacitação estamos trabalhando justamente o futuro profissional, para que ele, ao começar exercer o profissionalismo dele, faça isso conscientemente dentro das regras ambientais e de segurança, sem agressão à natureza, para que tenhamos uma natureza limpa, uma mata em pé, para que a gente possa mostrar ao mundo a riqueza de Altamira, a riqueza da região”, destaca Eliana Couto, secretária municipal de turismo de Altamira.
Os cursos de capacitação foram idealizados e realizados pela Coordenadoria de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo de Altamira (SEMTUR).
Fonte: Ascom/SEMTUR