A melhor medida de precaução nesse momento é mesmo a população ficar em isolamento domiciliar, recomendação das autoridades sanitárias, por conta da pandemia de coronavírus.
O único hospital de média e alta complexidade da região do Xingu, o Hospital Regional Público da Transamazônica, instalado em Altamira, no sudoeste do Pará, contaria hoje apenas com 10 unidades de respirador pulmonar. É um aparelho de suma importância para quem ocupa um leito da Unidade Intensiva de Tratamento – UTI. Os outros dois respiradores estariam no Hospital Geral de Altamira – HGA, também chamado de Hospital do Mutirão.
Essas informações foram discutidas por membros do Conselho Municipal de Saúde que convocou nesta sexta-feira, 20, a segunda sessão extraordinária, só esta semana, para tratar sobre medidas emergenciais que deverão ser adotadas pelo poder público em Altamira, para prevenir a disseminação no novo Coronavírus.
A baixa quantidade de aparelhos tem preocupado os conselheiros de saúde do município que pediram às autoridades competentes ações mais eficazes de enfrentamento à COVID-19.
Ainda não há caso confirmado na região. Porém, segundo dados da Vigilância Epidemiológica sete casos suspeitos já teriam sido notificados no município. Dois desses já foram descartados e cinco ainda aguardam resultados dos testes.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu