518 adolescentes concluíram o PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar. A cerimônia aconteceu no dia 20 de novembro no Centro de Convenções e Cursos de Altamira. As atividades foram desenvolvidas durante todo o ano de 2018. Durante o desenvolvimento do programa, os Policiais Militares do 16° BPM, instrutores do PROERD, ensinaram aos alunos da escola técnicas assertivas para resistirem às drogas e a violência. Desta vez o curso foi em parceria com o Colégio Adventista de Altamira.
Marcando presença na formatura estavam mais 1.000 pessoas entre alunos, pais, professores, comunidade e autoridades do município. Durante a solenidade os alunos receberam seus certificados e se comprometeram a multiplicar o que aprenderam durante este ano.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é um projeto educacional voltado a crianças e adolescentes, inspirado em um programa norte americano. Ele consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na condução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, policiais militares fornecem aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos e resistirem à oferta de drogas e ao apelo da violência. Mais de 17 mil alunos já foram formados em Altamira, desde que o projeto foi implantado em 2010.
Por: Valéria Furlan – A Voz do Xingu
Foto: 16º BPM