A Polícia Federal em Altamira realizou neste sábado, 15 de julho, a operação Dorothy Stang, no município de Aapu/PA e imediações da Trincheira Bacajá.
A Operação teve como objetivo o combate à extração e o transporte irregular de madeira oriundo do desmatamento ilegal na floresta amazônica.
Em uma operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e o IBAMA, com a participação de quase 20 agentes públicos, os agentes, inutilizaram seis caminhões e uma carregadeira, em razão da impossibilidade de retirada dos equipamentos do local, todos veículos foram flagrados no transporte ilegal de madeira, ocasionando dados irreparáveis ao Meio Ambiente.
A origem da madeira ainda é incerta, mas investigações indicam que podem ter sido extraídas ilegalmente da Terra Indígena (TI) Trincheira Bacajá, no sudoeste paraense, o que aumenta a gravidade, em razão da decisão do Supremo Tribunal Federal que determina a expulsão e responsabilização dos invasores que praticam ilegalmente o desmatamento, a extração de madeira, no interior da TI.
Dois homens foram conduzidos até a delegacia, ocasião que foram ouvidos pela autoridade policial e assinando o Termo Circunstanciado de Ocorrência.
A operação faz um lembrete à memória da Irmã Dorothy Stang, uma religiosa americana naturalizada brasileira que até hoje é símbolo da luta pela preservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Dorothy foi assassinada em Anapu em fevereiro de 2005.
Comunicação Social – Polícia Federal em Altamira