Search
Close this search box.

APAE Altamira inaugura espaço aquático para atividades de fisioterapia e lazer

Foto: Wilson Soares
Foto: Wilson Soares
Continua após a publicidade

Na manhã desta quarta-feira (10 julho 2024), a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Altamira viveu um momento de grande emoção com a inauguração de uma nova área de lazer, que inclui uma piscina moderna. O evento contou com a presença de alunos, pais, colaboradores da entidade, empresários, representantes das secretarias de Educação e Saúde de Altamira, Associação Comercial, da empresa Norte Energia e de outros convidados, além dos padres Fritz e Denis, que abençoaram as novas instalações.

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

A nova piscina, que levou seis meses para ser concluída, tem 115 metros quadrados e capacidade para 140 mil litros de água. O espaço será utilizado principalmente para atividades de fisioterapia dos alunos atendidos pela APAE, proporcionando um ambiente adequado para o desenvolvimento físico e motor.

Foto: Wilson Soares

A construção da piscina foi possível graças a doações financeiras dos amigos da entidade, com destaque para a contribuição do empresário altamirense Jorge Gonçalves, que foi o principal doador e incentivador do projeto. Em homenagem à sua generosidade, o espaço foi batizado de “Espaço Aquático Família Gonçalves”.

Foto: Wilson Soares

“Com esta obra estarei atendendo o anseio da sociedade e, principalmente, desta entidade que presta grandes serviços à comunidade altamirense e a toda a região”, afirmou Jorge.

Os alunos fizeram a apresentação de uma dança de carimbó para comemorar a inauguração, momento que emocionou os presentes.

Foto: Wilson Soares

Para eles, a nova piscina representa uma oportunidade única de terapia e também de lazer. “Vai melhorar 100% em relação aos atendimentos que a gente já fazia, pois, a piscina vem como um complemento para nós tanto na estimulação para estudar quanto na hidroterapia. O espaço já era maravilhosamente perfeito e agora vai ficar ainda melhor”, disse Guilherme Souza, aluno da APAE.

Aluno Guilherme Souza – Foto: Wilson Soares

“Essa obra é de fundamental importância, porque ela vem nos ajudar e nos beneficiar, principalmente as crianças que têm paralisia infantil, para desenvolver mais a coordenação motora, como também quem tem Síndrome de Down ou autismo. Para todos eles, essa piscina vai ser muito importante para o desenvolvimento de diversas atividades”, comentou Valdiceia Gonçalves dos Santos, mãe de uma aluna atendida pela APAE.

Valdiceia Gonçalves dos Santos – Foto: Wilson Soares

O presidente da Federação das APAES do Estado do Pará (FEAPAES-PA), Emano O’ de Almeida Filho, participou da cerimônia e destacou a importância das parcerias com os apoiadores para a realização de projetos como esse. “Agradeço a todos os colaboradores que fizeram com que esse espaço fosse construído. Estou muito feliz em estar em Altamira participando da inauguração deste espaço, que certamente irá atender muito bem as atividades aquáticas dos atendidos pela APAE Altamira”, afirmou Emano Filho.

Foto: Wilson Soares

A presidente da APAE Altamira, professora Luzinete Leite, também aproveitou para agradecer a comunidade altamirense pelo apoio que a instituição tem recebido. “Eu só tenho que agradecer a Deus e a todos que colaboram com a instituição e dizer que Altamira tem uma APAE que atende bem a comunidade”, declarou a presidente.

A APAE de Altamira conta atualmente com 45 colaboradores, dos quais 30 profissionais são cedidos pela Prefeitura de Altamira. A instituição atende 263 alunos, com idades entre zero e 60 anos, de Altamira e região.

Foto: Wilson Soares

A nova área de lazer representa mais um avanço significativo para a entidade que, recentemente, também conquistou a sede própria no bairro Jatobá, um espaço doado pela empresa Norte Energia, responsável pelo empreendimento hidrelétrico de Belo Monte.

Foto: Wilson Soares

Com a inauguração do “Espaço Aquático”, a instituição dá mais um importante passo na ampliação de sua estrutura física e na melhoria dos serviços ofertados, reafirmando seu papel essencial na comunidade e oferecendo novas possibilidades de desenvolvimento e inclusão social para seus alunos.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *