Search
Close this search box.

Apagão no Brasil: falta de energia atinge 25 estados e o DF nesta terça

Motivo do apagão ainda está sendo investigado pela Equatorial Energia

Continua após a publicidade

Um apagão de energia elétrica atingiu vários pontos do Brasil nesta terça-feira (15). O Distrito Federal e 25 estados do Brasil No Pará,  a queda começou por volta das 8h30. A exceção é Roraima.

Em nota, o Grupo Equatorial Energia informou que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.

A nota diz que, segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema. 

“Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados”, detalha a nota.

Já o Ministério de Minas e Energia (MME) disse, em nota, que ocorreu uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional que “interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados”.

“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”.

Ainda segundo a nota, “a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”.

“A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *