Será divulgado nesta sexta-feira (21) às 10h, o resultado do Processo Seletivo (Prosel) 2021 da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Para evitar aglomerações, e consequentemente risco de contágio do novo Coronavírus (Covid-19), a publicação do listão será feita pelo site oficial da instituição, www.uepa.br.
Ao todo, a Uepa oferta 3.838 vagas, distribuídas em 21 campi da Universidade, que estão localizados em 17 municípios do Pará. Este ano, destacam-se a graduação de Licenciatura em Música, ofertada pela primeira vez no campus de Bragança, e o curso de Bacharelado em Fonoaudiologia, que receberá alunos para formar a sua primeira turma.
Os cursos mais procurados, de maneira geral, são: Medicina (Belém), com 5.655 candidatos inscritos; Enfermagem (Belém), com 3.579 inscritos e Fisioterapia (Belém), com 2.781 concorrentes.
Do total de vagas ofertadas, 50% são destinadas a candidatos cotistas, ou seja, candidatos que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio, ou curso equivalente, na rede pública e optaram por concorrer a vagas para cotistas; e 50% para candidatos Não Cotistas. Para concorrer às vagas, os interessados se submeteram às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020.
Conforme o Edital 10/2021, do Prosel 2021, estará automaticamente eliminado o candidato que faltou em, pelo menos, um dia de prova do Enem 2020 ou obteve nota inferior a 500 na Redação do Enem, numa escala de 0 a 1000, ou ainda obteve média aritmética das notas do Enem 2020 inferior a 500. Também será atribuído um bônus de 10% sobre a média aritmética das notas do Enem para os candidatos que, no momento da solicitação de inscrição, declararam que concluíram ou estão concluindo a última série do Ensino Médio no Pará. A comprovação dessas condições será feita no ato da matrícula. O candidato que não provar a veracidade das informações será eliminado do Processo e perderá o direito à vaga.
Os novos calouros devem se atentar ao período de matrícula, que está previsto para ser realizado de 2 a 11 de junho. A partir do dia 22 do mesmo mês deverá ser divulgada a primeira lista de repescagem. As aulas deverão iniciar em agosto de 2021.
Fonte: O Liberal