Menu

Arquidiocese inicia Quaresma com cerimônia na Catedral Metropolitana

Continua após a publicidade

Em cerimônia na Catedral Metropolitana lotada de fiéis, na Missa da Quarta-Feira de Cinzas, o arcebispo Metropolitano Dom Alberto Taveira Corrêa convidou, nesta quarta-feira (26) à noite, em nome da arquidiocese de Belém, os católicos para aproveitar a Quaresma a fim de refletir sobre a necessidade de conversão a Deus, de retornar a Deus e de efetivarem o amor de uns aos outros como ensino Jesus Cristo.

Na Homilia, o arcebispo foi incisivo, ao interrogar aos fiéis: “Em que eu preciso mudar?”, referindo-se à necessidade de que todos os cidadãos necessitam mudar alguma coisa em seu comportamento, em sua maneira de viver, no seu relacionamento com os outros e com Deus. A Quaresma marca o período de 40 dias de preparação para a Páscoa, ou seja, a Ressurreição de Jesus Cristo.

O anúncio, verificado no Ato dos Apóstolos, na Bíblia, de que Jesus morreu, ressuscitou e há de voltar, é mantido pela Igreja Católica no mundo inteiro, como “conteúdo central da nossa fé’. E nesse sentido, a Quaresma mostra-se como um “tempo privilegiado da graça de Deus”, em que a atitude do cristão deve ser a da conversão, “de transformação do coração”. No caso, mudança de mentalidade, prezando-se pela vigilância aos valores preconizados por Jesus Cristo e a não relaxar nos cuidados com a vida cristã. Como destacou o arcebispo, é “voltar para Deus, àquilo que é próprio da nossa fé”. O arcebispo exortou os fiéis a refletirem sobre a Campanha da Fraternidade 2020, com foco na fraternidade, a partir da Parábola do Bom Samaritano.

A confissão dos pecados, ou seja, dos enganos na vida cotidiana, como ato de penitência, deve ser adotado pelo cidadão que se conscientiza da importância de Deus na vida dos seres humanos. Essa relação com o Divino foi exteriorizada com a Cerimônia de Imposição das Cinzas, logo após a Homilia. Religiosos e fiéis receberam do arcebispo, cônego Roberto Cavalli (cura da Sé) e padres as cinzas de ramos de cerimônia religiosa de 2019). As cinzas indicam que os seres humanos vieram e voltarão ao pó da terra. No Oeste do Pará, o arcebispo de Santarém, dom Irineu Roman, coordenou a abertura da Quaresma.

Fonte: O Liberal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.