Search
Close this search box.

Atenção! Saiba os riscos de usar celular conectado à tomada

Casos recentes de mortes provocadas por descarga elétrica trazem à tona a necessidade de usuários adotarem cuidados ao usar o aparelho

Foto: reprodução da internet
Foto: reprodução da internet
Continua após a publicidade

Cada vez mais têm sido noticiados casos de pessoas que morrem vítimas de descarga elétrica ao usarem o celular conectado à tomada. No sudeste paraense, a mais recente vítima foi uma mulher de 31 anos, acendendo mais uma vez o alerta para que as pessoas tenham cuidado ao utilizarem o aparelho nessas condições.

O hábito pode parecer simples, mas oferece um enorme perigo: não apenas provocar a morte de alguém durante seu uso, como causar incêndios e desastres maiores. Somente nesse primeiro semestre, 10 acidentes com carregadores de celulares foram registrados no Brasil; nesses, sete pessoas morreram, segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

“Quando o assunto é eletricidade, devemos estar sempre em alerta porque os acidentes costumam ser mais sérios. Devemos nos atentar para as situações de risco dentro de casa, principalmente com crianças e idosos. Outro ponto a observar é a qualidade das instalações elétricas do imóvel, pois fiações muito velhas também podem causar acidentes”, destaca Alex Fernandes, executivo de segurança da Equatorial Pará.

Confira abaixo dicas de segurança
 Confira abaixo dicas de segurança | Markus Spiske/Pexels

Dicas de segurança

1 – Evite usar o aparelho conectado na tomada

A principal recomendação é não utilizar o celular ou atender ligações se o aparelho está conectado na tomada, uma vez que a bateria aumenta a temperatura, o que pode provocar um superaquecimento ou, nos casos mais extremos, uma explosão.

2 – Não utilize cabos/carregadores falsificados

Os carregadores falsos não possuem as devidas certificações e garantias de segurança, podendo provocar sérios problemas, mesmo que o celular seja construído para evitar choques e explosões.

O mesmo vale para os cabos. Opte pelos originais e fique atento à conservação. Certifique-se de que não está danificado e que a fiação interna não está exposta. Caso esteja, descarte em local adequado.

3 – Evite adaptadores e extensões

Acredite ou não, os “benjamins” são considerados vilões das instalações elétricas. Eles aumentam o risco de uma sobrecarga nas tomadas e, consequentemente, de acidentes elétricos.

4 – Vai chover? Tire da tomada!

Durante chuvas fortes e de longa duração, retire o aparelho da tomada, pois a condição atmosférica gera descargas elétricas que podem representar riscos à segurança da rede. E jamais utilize fones de ouvido com celular conectado à tomada.

Fonte: DOL

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *