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Atrás de emprego? Veja dicas para se dar bem na entrevista e conquistar a vaga

Segundo especialistas, informações e 'networking' são ferramentas importantes para quem quer entrar no mercado de trabalho

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil
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O uso da internet como fonte de informação e meio de relações para conquistar uma vaga de trabalho é uma das dicas de especialistas para quem busca uma ocupação. A professora paraense Juliana Santa Brígida, do curso de Administração e Ciências Contábeis da Universidade da Amazônia (Unama), adverte que não saber sobre a área ou empresa na qual se pretende atuar é um erro comum, que faz com que candidatos sejam dispensados em estágios iniciais de seleção ou após entrevistas. A consulta a sites e troca de informações em redes sociais é vista pela professora como uma prática necessária.

 “No contexto atual, em que os setores começam a retornar, mas com novidades como o home office e o maior uso das ferramentas digitais, é importante que o candidato esteja muito bem informado. Ele precisa saber a realidade do mercado em que pretende se inserir. Qual é o papel da empresa na sociedade? Ele precisa ter o domínio dessas informações e saber utilizá-las”, aconselha a pesquisadora.

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Uma dica é acompanhar site de notícias que trazem informações em que a pessoa pretende atuar. Se trabalha com gastronomia, deve conhecer as tendências do mercado e desenvolver as habilidades mais valorizadas pelo setor. “É muito importante que a pessoa esteja antenada, atualizada, que busque sempre as novidades, pois é uma forma de demonstrar que realmente quer uma oportunidade. Outra maneira é cultivar sempre seu networking (rede de contatos de trabalho) e se mostrar. Quem não aparece não é visto. Dessa forma, é interessante participar de eventos online. É um modo de se mostrar vivo no setor em que pretende atuar”, afirma a especialista.

Antes mesmo de enviar o currículo, a professora atenta também para o fato de que o candidato não pode inventar informações ou dar a entender que possui um perfil profissional diferente do real. “Contar mentiras no currículo ou na entrevista de emprego é a pior coisa que uma pessoa pode fazer. É necessário ser honesto e falar de suas habilidades e competências. Na hora da entrevista fica muito claro quem está mentindo e quem está falando a verdade”, afirma.

Psicólogo e coordenador de Gestão de Pessoas da TV Liberal, Rodrigo Vieira diz é que importante ser um “candidato digital”, e manter o perfil profissional nas redes sociais. “A maior dela é o LinkedIn, uma plataforma de relacionamento profissional. Lá você faz networking, você se apresenta profissionalmente, você se coloca profissionalmente para o mercado de trabalho, você fica sabendo de vagas, se relaciona com o universo profissional e isso pode lhe favorecer bastante na sua empregabilidade. Não só o LinkedIn, mas outras plataformas, faça sempre o seu cadastro e mantenha atualizada”.

Ela aconselha ainda a aproveitar o meio digital para se qualificar. “A gente tem aí atualmente diversas instituições nacionais promovendo cursos gratuitos profissionalizantes para diversas áreas. Cursos de pós graduação também à distância”, ressalta

Outra dica envolve o processo de seleção. Se a entrevista for online, como tem sido comum atualmente, o candidato deve, primeiramente, ter uma boa conexão de internet. “E um lugar reservado, livre de interrupções, livre de ruídos e faça o seu melhor”, orienta Rodrigo. “Se puder, treine antes, conheça a empresa que te chamou. Isso é bem importante. Cuidado com a sua vestimenta, com os gestos, se apresente da melhor maneira possível”, completa. 

O professor e coordenador do curso de Recursos Humanos (RH) da instituição de ensino à distância Unicesumar, Luciano Santana Pereira, analisa que é preciso agir de forma estratégica. “Direcione sua busca, use as redes sociais e, mais uma vez, networking é fundamental. Aqui também vale se questionar: Em quais ferramentas eu encontro essas empresas que gostaria de trabalhar? Indicação? Anúncio de vagas? Departamento de RH? Conhecidos? ”, destaca.

“Por fim, não desanime e tenha paciência. Lembre-se que o seu tempo é diferente do tempo da empresa. Contratar exige tempo das empresas e, portanto, nem sempre é rápido”, conclui o especialista.

Veja algumas dicas de especialistas para conseguir entrar no mercado de trabalho

– Use a internet como fonte de informação, fazendo consultas em sites e redes sociais. Procure saber, principalmente, sobre a área e a empresa na qual se pretende atuar

– Seja honesto ao falar de suas habilidades e competências. Não invente informações no currículo ou na entrevista de emprego

– Manter o perfil profissional sempre atualizado nas redes sociais

– Aproveite o meio digital para se qualificar, por meio dos cursos oferecidos. 

– Caso seja chamado para uma entrevista online, procure um lugar reservado, sem ruídos e com boa conexão de internet. 

– Direcione suas buscas nas redes sociais, procurando empresas em que gostaria de trabalhar e anúncios de vagas.

– Tenha paciência, porque o processo de contratação das empresas nem sempre é rápido. 

Fonte: O Liberal

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