Menu

Avião é destruído e dois são presos na Terra Yanomami

A operação realizada pela FAB, Ibama e PRF aconteceu no sudeste de Surucucu, em Roraima, próximo à fronteira com a Venezuela.

Continua após a publicidade

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou que duas pessoas foram presas e uma aeronave foi destruída na operação que combate o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, a sudeste de Surucucu, estado de Roraima, próximo à fronteira com a Venezuela. A ação foi realizada na sexta-feira, 7, em uma pista clandestina descoberta pelas autoridades policiais.

A operação foi realizada em conjunto pelas Forças Armadas, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A FAB informou que a operação foi deflagrada logo após a desativação dos corredores aéreos legais naquele território. A saída voluntária de garimpeiros da terra indígena Yanomami em voos privados foi encerrada no dia anterior, na quinta-feira, 6.

O flagrante foi possível por conta da investigação prévia realizada pelo serviço de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR). os agentes chegaram à localidade em um helicóptero da Marinha do Brasil, na noite anterior às prisões, e utilizaram um equipamento de visão noturna chamado Night Vision Goggles (NVG) para localizar os suspeitos.

Os agentes efetuaram as prisões e incendiaram a aeronave. As pessoas detidas foram levadas para Boa Vista, capital de Roraima, onde foram apresentadas às autoridades policiais competentes.

Fonte: O Liberal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.